A HISTÓRIA DE BARCELONA
Por: Júlia Ferreira • 24/7/2021 • Trabalho acadêmico • 626 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
- HISTÓRICO DE BARCELONA
1.1 Barcelona Medieval
Até meados do século XIX, a cidade de Barcelona foi caracterizada por seu tecido medieval, também cercada por uma muralha (apresentada na figura 01), era uma cidade cujo seu traçado fora considerado estreito, irresistente, irregular e sua malha imensamente densa. Apesar da comprimida instauração de indústrias em derredores, com a proibição pelo uso agrícola das áreas militares além da muralha, as mesmas juntamente com a expansão demográfica situaram- se em municípios próximos independes (hoje sendo bairros importantes da cidade) despontando na população a necessidade de comunicação com o exterior e desencadeando novas vias que ligavam a cidade com as zonas industriais. O crescimento populacional de Barcelona naquela época aumentou demasiadamente em decorrência da revolução industrial e a imigração de habitantes rurais para a capital, causando uma série de problemas relacionados à insalubridade e inúmeras epidemias, pois a cidade não possuía um sistema de saneamento básico.
Figura 01
[pic 2]
Fonte: Barcelonas.com- Cidade medieval cercada pela muralha.
1.2 A cidade ganha um novo plano.
Embora na época a coroa espanhola (regida por Pascual Madoz) ter tomado a decisão de demolir a muralha que cercava a cidade no ano de 1854 por ocorrência das grandes adversidades sociais, foi só no ano de 1859 que surge a criação de um novo plano para Barcelona através de um concurso, no qual consistiam diversos concorrentes, dentre eles se destacando o engenheiro urbanista e também político Ildefonso Cerdà i Sunyer, que acabou ganhando em primeiro lugar em meio aos outros participantes. Influente no meio político, Idelfonso Cerdà avaliou profundamente a cidade e se responsabilizou por expandi-la além dos limites da antiga muralha medieval, adequando a uma nova proposta de organização das vias e quarteirões.
BIOGRAFIA IDELFONSO CERDa
(Ildefons Cerdà i Sunyer, Centelles, Espanha, 1816 - Caldas de Besaya, id., 1876) Engenheiro, urbanista e político espanhol. Depois de obter o título de engenheiro rodoviário em Madrid, trabalhou como engenheiro de Estado em várias cidades espanholas, até que em 1849 instalou-se em Barcelona. As suas preocupações ideológicas e sociais levaram-no a participar activamente na vida política: foi vice-presidente da Cortes para Barcelona e presidente do Conselho Provincial de Barcelona, entre outras actividades.
Mas o que é realmente lembrado é por sua contribuição teórica e prática ao urbanismo. Como um teórico, ele publicou A Teoria Geral do Urbanismo (1867), de que trata o analisar e resolver os problemas das cidades como resultado da concentração demográfica causada pelo desenvolvimento da revolução industrial. O trabalho representava na época uma visão radicalmente nova do urbanismo que não exerceria pouca influência no futuro.
No entanto, sua grande realização foi o projeto de Reforma Interior e Expansão de Barcelona, é projetado para remodelar a cidade de Barcelona, que foi baseado em um plano de grade composta de grandes estradas de amplitude com cruzamentos perpendiculares plano; cada grade de blocos fechados de casas, em que, além de blocos de apartamentos de altura limitada, deve haver áreas verdes e equipamentos reservados para serviços sociais e culturais. Este plano, aceito em 1855 pela prefeitura de Barcelona, foi posteriormente rejeitado pelo consistório de 1859 e imposto por decreto real no mesmo ano.
...