A História do Brasil tem seu início comumente apontado a partir da chegada dos portuguese
Por: Comix Concreto • 24/3/2017 • Relatório de pesquisa • 589 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1]
ENSINO PRESENCIAL
ARQUITETURA E URBANISMO
5º PERÍODO
fABRÍCIO CATINI GUIMARÃES SILVA
quadro da arquitetura no brasil
nestor goulart reis filho
SÍNTESE DOS CAPITULOS 1 E 2
[pic 2]
Ji-paraná
2017
[pic 3]
fABRÍCIO CATINI GUIMARÃES SILVA
quadro da arquitetura no brasil
nestor goulart reis filho
SÍNTESE DOS CAPITULOS 1 E 2
Trabalho de Arquitetura e Urbanismo apresentado à UNIJIPA Universidade Panamerica de Ji-Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de (Técnicas Retrospectivas) orientada pela Prof.ª Esp. Me. Hariane Teles.
Ji-paraná
2017
CAP 1 – LOTE URBANO E ARQUITETURA
A arquitetura foi e ainda é utilizada de diferentes maneiras com o passar dos tempos, em diferentes períodos ela está relacionada com a estrutura da cidade. Uma das características é o tipo do lote que a obra está localizada. Esta arquitetura se adapta bem mais com o plano econômico-social do que com o lote em si.
A ligação entre o lote e a arquitetura e um dos pontos a ressaltar, quando são pensados e projetados com estudo ou quando simplesmente seguem alguma tradição de maneira irregular. Essas configurações entre o lote urbano e a arquitetura se tornaram tradicionais na época e conseguiram certa validade e estabilidade por algum intervalo de tempo.
Essa relação e a revolução desta ligação tem possíveis explicações relevantes, quanto para a arquitetura, quanto para o desenvolvimento urbano. Os prédios e construções existentes foram construídos de maneira precária, sem seguir qualquer regra que pensasse em uma forma de melhoria.
A arquitetura tem uma grande relação com a época que é construída, é se evolui com o passar do tempo, seguindo as tendências da urbanização. A arquitetura segue os preceitos da urbanização que ela se instala.
CAP 2 – O LOTE URBANO COLONIAL
As construções e a evolução da arquitetura no processo de urbanização das cidades no período colonial eram totalmente baseadas no trabalho escravo. As edificações da época eram bastante uniformes, as casas eram térreas e sobrados, que eram construídos nos limites das ruas e ocupavam todo o limite do terreno.
As casas construídas na época eram urbanas ou rurais. As casas urbanas não contavam com recuos e nem jardins. O esquema apontado envolvia a ideia de via pública. Nesta época quase não havia rua com passeios e nem calçamento, não seria possível pensar em ruas sem prédios, e definidas por cerca eram as estradas.
...