A Indústria da Cerâmica
Por: Denissee • 17/10/2021 • Resenha • 487 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
A indústria da cerâmica
A indústria de cerâmica brasileira possuí significativa relevância, nos anos 2000 a indústria teve participação de 1.0% do PIB, atualmente a industrial gera em torno de 900 mil empregos diretos e indiretos no Brasil. No país o setor cerâmico é divido em segmentos que se diferenciam pelos produtos finais e pelos mercados que estão inseridos, esses segmentos são; cerâmica estrutural (Vermelha), revestimentos (pisos e azulejos), matérias primas naturais, refratários, cerâmica técnica especiais outras, sanitários , louça de mesa e adorno, vidrados e corantes, matérias primas sintéticas, cerâmica elétrica, equipamentos para cerâmica e abrasivos.
A cerâmica estrutural (Vermelha) tem como principal produção os tijolos furados, tijolos maciços, lajes, bloco para vedação, estrutural, telhas, manilhas e pisos rústicos. É um segmento que está totalmente presente na construção civil em geral.
A cerâmica de revestimento é um dos segmentos mais importantes e tecnológico, é responsável pela produção de azulejos, pisos e revestimentos, é uma cadeia que precisa de maior aporte de ações para garantir a qualidade dos produtos. Vale ressaltar que as técnicas de moagem da matéria prima e preparação de massa tem como fator importante o produto cerâmico. Os dois processos principais são via seca e via úmida, nas indústrias de revestimentos a via seca é utilizada e a massa é simples ou natural. Os revestimentos de via úmida são de base preferencialmente clara, formulados com massa composta ou artificial, que é constituída de argilas, caulim, filito, rochas feldspáticas, talco, carbonatos e quartzo, que reúnem os materiais fundentes, inertes e formadores de vidro. Essa mistura é moída e homogeneizada em moinhos de bola, em meio aquoso; seca e granulada em spray dryer e conformada por prensagem a seco, para seguir então para a decoração e queima. A massa é formada de argila de queima avermelhada, que é seca abaixo de 5% de umidade, cominuída em moinhos de martelo e/ou pendulares, levemente umidificadas, e encaminhadas ao processamento cerâmico.
Materiais refratários são materiais resistentes a altas temperaturas, esses materiais são usados como revestimentos de fornos, incineradores e reatores. As louças sanitárias; a qualidade da louça sanitária brasileira é considerada boa, sendo exportada para a América do Sul e Central. A indústria de louças de mesa a é considerada uma das mais tradicionais do país, trata-se de uma indústria de utilização de mão de obra intensiva. A cerâmica elétrica o segmento de cerâmica elétrica é muito disputado em níveis internacionais em decorrência da capacidade instalada e da crescente participação de países que apresentam preços bastante competitivos. As matérias primas mais utilizadas são naturais, composto por argilas vermelhas, argilitos, siltitos, filitos, agalmatolitos, caulins, talcos, feldspatos, quartzos e calcários. Beneficiadas composta por filitos, agalmatolitos, caulins, talcos, feldspatos, magnesitas, argilas refratárias, alumina, chamotes. E sintéticas composta por alumina, óxidos, esmaltes e fritas.
Segundo a associação nacional da industria cerâmica ( ANICER ) o faturamento anual do segmento está em torno de 18 bilhões de reais.
...