TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interdisciplinaridade como Meio para o Fortalecimento da Biônica e Biomimética nos Cursos de Design

Por:   •  5/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Este artigo propõe que o design seja um campo que abrace um corpo de conhecimentos diversos para se tornar um campo de design orgânico que integre de forma reflexiva e responsável disciplinas que permitam um desenvolvimento sustentável.

“Considerando o mundo em constante transitoriedade, onde o conhecimento evolui de forma incontrolável e a quantidade de novas informações disponíveis é cada vez maior, é impossível que maneiras reducionistas de aprendizagem persistam”.Tronca (2006, p. 76)

A interdisciplinaridade reconhece as disciplinas, mas promove, num exercício coletivo de saberes (integração possibilitada pela continua intercomunicação).

Para Fazenda (1979, p. 8, uma condição de efetivação da interdisciplinaridade é o desenvolvimento da sensibilidade sendo necessário um treino na arte de entender e esperar, um desenvolvimento da criação e da imaginação.

McDonough e Braungart (2010) mencionam, que se queremos prosperar devemos aprender a imitar a natureza em seu ótimo sistema eficiente do berço o berço em relação aos fluxos de nutrientes e ao metabolismo, nos quais o conceito de resíduo não existe.

O termo Biônica vem de BIOS que significa vida e NICA que é a parte final da palavra eletrônica, segundo (Broeck, 1989 apud Ramos, 1993), biônica é o estudo dos sistemas e organizações naturais visando analisar e recuperar soluções funcionais, estruturais e formais.

Na natureza o reaproveitamento dos materiais torna-se simples, a técnica orgânica constitui de um ou dois materiais. Um para dar estrutura (por exemplo, osso) e outro universal de forma e função (p. ex. tecido). Facilitando a biodegradação.

A natureza produz dentes, conchas, pinças, cascas de ovo, brocas de vespa, tubos e válvulas do corpo humano tudo reciclável e biode-

-gradável e utilizam luz do sol, o mínimo de matéria-prima, compostos simples e energia a uma temperatura de no máximo 38 ºC.

Ao contrário, para fabricar uma simples torneira o ser humano precisa fundir aço a uma temperatura de 1.000 ºC, e liberar gases tóxicos.

Com o dito ao longo do texto, percebe-se a necessidade de uma integração maior de disciplinas com saberes específicos de impacto à saúde e ao meio ambiente, assim como, de disciplinas onde apreender novas formas de configuração de objetos. Os alunos precisam de áreas projetuais organizem melhor seus conhecimentos para que as decisões tomadas no desenvolvimento de um produto ou serviço sejam resultado de informações reais, éticas, transparentes, conscientes e interdisciplinares, talvez assim possamos trilhar o caminho da sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com