A Legislação, Ética e Segurança do Trabalho
Por: Kassiano90 • 20/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 488 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1]Nome: Kassiano Corrêa Milessi
Disciplina: Legislação, Ética e Segurança do Trabalho
Professor: Eudes Vinicius dos Santos
2019/2
SEMINÁRIO 02 – ÉTICA E RESPONSABILIDADES NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
A partir do momento em que começamos viver em sociedade, ter relação com o outro, a ética existe. E nesse contexto de comunidade, que a ética é imprescindível, pois qualquer meio necessita de normas a serem cumpridas e cada um deve seguir afim de garantir o bem estar social, seguindo assim seus princípios e valores.
No âmbito profissional não é diferente, a ética sempre irá nos acompanhar, e é ela que permitirá sermos bem vistos perante a sociedade, bem como a demonstração do nosso caráter. No momento em que nos formamos, que estamos recebendo o canudo, fizemos um juramento, o que já é o comprometimento com a ética profissional.
No ambiente do profissional arquiteto e urbanista, existe um Código de Ética e Disciplina do Conselho, que visa justamente a qualificação da prática profissional, define os parâmetros que devemos seguir e orienta nossa conduta enquanto profissionais registrados no Conselho, estabelecendo princípios éticos e prevendo penas quando não obedecido tal procedimento da norma, dessa forma, protegendo a sociedade de injustiças e desrespeito.
Obrigações para com o contratante, profissão e colegas, são apenas algumas das premissas que o conselho impõe que devemos seguir. No que tange a Reserva Técnica, o CAU é totalmente contra e reforça bem isso através de suas resoluções, repudiando tal prática de receber qualquer remuneração ou vantagem de lojistas e fornecedores pela indicação de produtos a seus clientes.
No mundo atual onde vivemos, com toda a crise ética-moral política, econômica, corrupção, o povo é visto sempre como essas pessoas, e na construção civil não é diferente. E é aqui que entra a Reserva Técnica, que pode ser tratada como uma simples tentativa de resolver problemas de remuneração, não perder clientes, etc, que os profissionais acabam se submetendo a tal situação, desvalorizando seu trabalho.
Além disso, temos que ter responsabilidades para com a nossa profissão em si, afim de elaborar contratos e RRT sempre no limite de nossa alçada, não fazendo algo com que não garantimos ter certeza do serviço, isso também é ser ético.
Devemos fazer Arquitetura e Urbanismo com ética. Dizer não a Reserva Técnica. Elaborarmos contratos. Respeitar os serviços de colegas. É exercermos nossa profissão com ética e orgulho, além de fazermos nosso trabalho, devemos zelar por nossas virtudes de honestidade, são elas que irão inspirar comportamentos que possivelmente farão com que obtenhamos maior sucesso no desenvolvimento da carreira, além de contribuir para um bom rendimento de quem trabalha no mesmo meio. Este é um bem que todos devem buscar!
...