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A Linguagem Python

Por:   •  9/1/2018  •  Monografia  •  8.767 Palavras (36 Páginas)  •  404 Visualizações

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TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO EM PYHON

  1. PYTHON

A Linguagem Python foi concebida no fim dos anos 80 por Guido Van Rossum, enquanto trabalhava no CWI (Centrum Wiskunde & Informatica, Centro de Matemática e Ciência da Computação) no time de desenvolvimento da Linguagem ABC.

É uma linguagem expressiva, em que é fácil traduzir o raciocínio em um algoritmo. Em aplicações científicas, o raciocínio é essencialmente complicado. Um problema adicional para o cientista é ter que se preocupar com, além do assunto básico de sua pesquisa, a correção do programa em detalhes pouco relevantes. Python faz isso automaticamente de maneira muito eficiente, permitindo ao cientista se concentrar exclusivamente no problema sendo estudado.

  1. ESTUDO DE CASO

O trabalho baseia-se em uma Locadora de Carros, em que o sistema é responsável pelo o cadastro de clientes, de veículos e controle de alugueis.

  • Cadastro de Clientes e Veículos:
  • Salva o cadastro;

  • Listar Clientes, Veículos e Aluguéis:
  • Pesquisa e mostra informações;
  • Permite alterações;
  • Chama função para exclusão de cadastro.

  • Alugar Veículo:
  • Vincula Cliente com veículo desejado.
  1. DIAGRAMA DE CLASSE

[pic 1]

Figura 1. Diagrama de classe.

  1. ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA

O programa será ordenado em camadas MVC (Model-View-Controller), composto por três camadas fundamentais, facilitando assim o desenvolvimento e permitindo manutenção da aplicação com agilidade.

MVC é uma forma de estruturar seu projeto/aplicação de forma que a interface de interação (view) esteja separada do controle da informação em si (models), separação essa que é intermediada por uma outra camada controladora (controllers).

[pic 2]

Figura 2. Modelo MVC.

  1. INSTALAÇÃO DO PYTHON E APLICAÇÕES AUXILIARES
  1.  INSTALAÇÃO DO PYTHON

Como a linguagem proposta para o desenvolvimento do trabalho é Python, será utilizada a versão para 32 bits do Python 3.4 como interpretador da linguagem. Pode ser baixado em: https://www.python.org/downloads/release/python-340/.

[pic 3]

Figura 3. Download do Python para Windows.

  1. INSTALAÇÃO DO PYQT (BIBLIOTECA PARA INTERFACE GRÁFICA)

Para a interface gráfica será utilizada a biblioteca PyQt4 que fornece com a instalação o Qt Designer, uma IDE para a customização das janelas, facilitando a implementação e economizando tempo. Pode ser baixado em:

https://sourceforge.net/projects/pyqt/files/PyQt4/PyQt-4.11.4/PyQt4-4.11.4-gpl-Py3.4-Qt4.8.7-x32.exe/download.

  1. INSTALAÇÃO DO CONTROLADOR DE BANCO DE DADOS (SQLite)

Como controlador de banco de dados será utilizado o SQLite 3 por ser leve e simples de se usar. Pode ser baixado em:

 https://www.sqlite.org/download.html

  1. INSTALAÇÃO DO DB BROWSER FOR SQLITE

Para facilitar a visualização dos dados e a manipulação da estrutura do banco de dados, será utilizado o DB Browser for SQLite que pode ser baixado em:

http://sqlitebrowser.org

  1. INSTALAÇÃO DA IDE PYCHAM (AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO)

Para facilitar a edição e interpretação dos códigos será utilizado o ambiente de desenvolvimento Pycham que pode ser baixado em:

https://www.jetbrains.com/pycharm/

  1. IMPLEMENTAÇÃO DO BANCO DE DADOS

Foram criados três tabelas no banco de dados, seguindo o estudo de caso, conforme a Figura 4, 5 e 6.

[pic 4]

Figura 4. Tabela Aluguel

[pic 5]

Figura 5. Tabela Cliente

[pic 6]

Figura 6. Tabela Veículo

  1. CLASSES DO MODELO, PROPRIEDADES E MÉTODOS

Para iniciar o desenvolvimento do estudo de caso, foi criado um projeto chamado Projeto Pythom. Este projeto será divido em cinco diretórios como pode ser visualizado na Figura 7.

[pic 7]

Figura 7. Diretórios do projeto do estudo de caso.

O diretório View, para armazenar as classes de interface, o Controller, para as classes controladoras, o Model, para as classes que contém as funções de banco de dados (DAO – Métodos; DTO - Atributos), a Imagens para todas as imagens utilizadas na interface, e, por fim, a DataBase para a conexão com o banco de dados.

  1. CONEXÃO COM O BANCO DE DADOS

[pic 8]

Figura 8. Implementação da conexão com o banco de dados.

É criada uma classe ConexaoSql que contém o método getConexao() que se conecta com o SQLITE e indica o caminho que está salvo o banco de dados.

        Finalmente, retorna o objeto db (banco de dados).

  1. CADASTRO

À partir da tela criada através da aplicação Qt Designer (Instalada juntamente com o PYQT), iniciamos a implementação.

[pic 9]

Figura 9. Tela Cadastro de Cliente.

Botão Salvar:

#CLICK BTN_SALVAR
def btnSalvar_Click(self, estado, codigoCli):
   nome =
self.edtNome.text()
   cpf =
self.edtCPF.text()
   endereco =
self.edtEndereco.text()
   email =
self.edtEmail.text()
   telefone =
self.edtTelefone.text()

...

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