A Linguagem de Modelagem Unificada
Por: aaaaaaaaaaaaa110 • 11/2/2022 • Projeto de pesquisa • 611 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
Nomes: Luís Gustavo Ferreira e Fabricio Luan Zambão Cipriano
2° ano info. Vespertino 10/02/2022
(Linguagem de Modelagem Unificada – UML)
Diagrama de Componentes
Na Linguagem de Modelagem Unificada (UML), os diagramas de componentes representam os relacionamentos entre os componentes individuais do sistema usando uma visão de design estática. Eles são muito associados a linguagem de programação, usados para visualizar a estrutura e organização dos componentes do sistema, suas interfaces e os relacionamentos de dependência entre eles. É possível utiliza-los para modelas sistemas de software em um alto nível, pois fornecem uma visão muito ampla dos componentes dentro de um sistema.
Nesse contexto os componentes são partes modulares independentes de um sistema que podem ser substituídas por componentes equivalentes. Eles podem fornecer suas próprias interfaces e também podem usar as interfaces de outros componentes. Geralmente os componentes encapsulam classes, e por isso também são conhecidos como subformulários ou especializações de classe.
Os diagramas de componentes são vantajosos para a definição de aspectos executáveis e reutilizáveis de um sistema de software, além de mostrar problemas de configuração através dos relacionamentos de dependência. Outro ponto positivo é que podem mostrar uma representação precisa de um aplicativo de software antes de fazer alterações ou aprimoramentos, e qualquer parte de um sistema pode ser retratado no diagrama.
Podem ser utilizados para retratar peças físicas de um sistema, como os arquivos de código fonte desenvolvidos em um ambiente de desenvolvimento integrado; arquivos executáveis necessários para fornecer um sistema em execução; bancos de dados físicos que armazenam informações nas tabelas de um banco de dados relacional.
Elementos do Diagrama de Componentes
Componentes: São elementos de modelo que retratam partes independentes de um sistema. Eles e realizam uma ou mais interfaces fornecidas e requeridas, que determinam o comportamento dos componentes.
Podem ser representados de três formas:
- Retângulo com o estereótipo do componente (<<componente>>)
[pic 1]
- Retângulo com o ícone do componente no canto superior direito e o nome do componente.
[pic 2]
- Retângulo com o ícone do componente e o estereótipo do componente.
[pic 3]
Instâncias de Componentes: São elementos de modelo que representam entidades reais em um sistema.
Pacotes: Agrupam elementos de modelos relacionados de todos os tipos, incluindo outros pacotes.
Artefatos: São elementos de modelo que representam entidades reais em um sistema, e representam as unidades físicas de execução.
Interfaces: Representa um serviço realizado por uma classe ou componente. Não possuem implementação ou especificação interna. Mostram como os componentes são interligados entre si.
...