A Metodologia do Projeto Arquitetônico
Por: Otavio Sauaia • 13/9/2020 • Artigo • 374 Palavras (2 Páginas) • 205 Visualizações
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU).
Disciplina: Metodologia do Projeto Arquitetônico.
Prof.ª: Débora Borges.
Luiz Otavio Sauaia Fernandes Júnior.
Relatório de Leitura Sensorial.
De olhos vendados, ao passar pelo portão que dá aceso ao terraço a primeira percepção é a diferença entre o nível da calçada e o nível do terraço; é possível ouvir carros passando na rua, crianças brincando na vizinhança; é perceptível a grande quantidade de luz que emana no ambiente. De inicio a amplitude do ambiente é difícil de descrever, tateando o muro do portão eu levo cinco passos até encontrar o outro muro, daí mais quatro passos até a floreira que limita a varanda, em mais cinco passos encontro a abertura para a varanda. O próximo ambiente proporciona uma perceptível diminuição da luz, e sua amplitude também é reduzida, em apenas três passos é possível alcançar a porta da sala.
Na sala a mudança de luminosidade novamente se faz notar, os sons da tv também são notáveis, pela dificuldade de se encontrar as paredes nota-se que é um ambiente amplo, em cinco passos para frente encontra-se a parede e com mais seis passos para a esquerda chega-se a garagem, o ambiente mais escuro e menos ventilado, até agora. Voltando pela sala, seguindo agora pela direita, em oito passos chega-se a sala de jantar, perceptivelmente mais iluminada, com uma agradável brisa soprando da direita para a esquerda. Em seguida, com três passos vem a cozinha, um ambiente amplo, um agradável aroma de temperos, cebola, alho, panelas a borbulhar. Alguns passos a mais levam a porta do quintal, depois de uma pequena varanda, uma amplitude que vendado é difícil de comensurar, muita luz, o cantar dos pássaros, cheiro de terra, cheiro de plantas.
De volta pela cozinha se encontra a entrada do corredor. Seguindo pela parede da esquerda levam-se quatro passos até o primeiro quarto, perceptivelmente menos amplo que os cômodos anteriores. Mais três passos pelo corredor até o próximo quarto, mais amplo que o primeiro, mais iluminado também. O ultimo quarto fica ao fim do corredor, também é amplo, uma brisa corre através da porta, no lado oposto há uma grande fonte de iluminação. Voltando pelo corredor, agora do lado direito, chega-se aos banheiros, ambientes mais reduzidos, com um agradável odor de lavanda.
...