A Tecnologia da Construção
Por: rsoliv • 18/9/2019 • Resenha • 4.017 Palavras (17 Páginas) • 188 Visualizações
Tecnologia da Construção 1
Material, componente e elemento
arquitetônico
Material
Todas as unidades básicas, usadas na composição de corpos, objetos ou substâncias em qualquer obra de engenharia. Ex.: areia, vidro, aço, cimento, barro.
Componentes
Unidade integrante de determinado sistema de edificação, com forma definida e destinada a atender funções genéricas ou específicas. Ex: Argamassa (Depende dos materiais p/ ter sua finalidade definida)
Funções
→ Assentamento
→ Revestimento
→ Assentamento de cerâmica
→ Argamassa de rejunte
+ Exemplos: Bloco de alvenaria, telha, folha de porta., concreto, etc.
Elemento
Parte de um sistema com funções específicas. Geralmente é composto por um conjunto de componentes. Ex.:
Elemento | Função |
Parede | Vedação, estrutural |
Viga, Laje e Pilar | Estrutural |
Estrutura de coberta | Proteção |
Sistema
Maior parte funcional do edifício. Conjunto de elementos e componentes destinados a atender uma macrofunção que o define. Ex.: Sistema estrutural, de vedação (esquadria), de cobertura, predial (instalações), de fundação, etc.
Sistemas Construtivos
Definição
É a tecnologia e o método com o qual um edifício é construído. Para se escolher um dos, é altamente recomendado que seja realizado um estudo para entender qual é o método mais adequado. Além disso, é importante avaliar, entre outras questões os materiais disponíveis na região, o tempo de obra, o orçamento, a tipologia da edificação, e questões ambientais. Alguns exemplos são: Alvenaria convencional, estrutural, wood frame, light steel frame, paredes de concreto, concreto pré-moldado e container.
Alvenaria Convencional
Composta por vigas, pilares, e lajes de concreto armado, como elementos de sustentação. A alvenaria tem função somente de vedar e separar os ambientes. Para isso, normalmente são utilizados blocos cerâmicos.
[pic 1]
● Vantagens:
→ Suporta grandes vãos
→ Grande disponibilidade de mão de obra, e materiais
→ Facilidade em futuras reformas, e mudança de projeto
● Desvantagens:
→ Maior custo e tempo de execução
→ Gera muitos resíduos
Alvenaria Estrutural
Mescla o sistema estrutural com a vedação, utilizando blocos de concreto ou blocos de cerâmica fabricados com esse intuito. O projeto arquitetônico deve ser bem detalhado, e compatibilizado com as dimensões das aberturas, com o projeto hidráulico e o projeto elétrico. Para edificações com mais de 4 andares é necessário o uso de barras de aço para estabilizar o edifício.
[pic 2]
● Vantagens
→ Rapidez e facilidade de construção
→ Redução de mão de obra
→ Maior economia e qualidade na execução
→ Menor desperdício de materiais
● Desvantagens
→ As parede não podem ser removidas sem a recolocação de um elemento
→ Limitações estéticas nos projetos arquitetônicos
→ Vãos livres limitados
Steel Frame
Sistema industrializado e racionalizado. Sua estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e seu fechamento é feito por meio de placas cimentícias, de madeira ou drywall. A principal diferença em relação aos outros sistemas construtivos é em relação à limpeza do canteiro de obras, pois a geração de resíduos é mínima e não há necessidade do uso de água.
[pic 3]
● Vantagens:
→ Agilidade na construção, e redução de peso da estrutura
→ Maior precisão na execução
→ Melhor isolamento acústico e térmico
→ Menor custo
● Desvantagens
→ Limite de pavimentos
→ Dificuldade em encontrar mão-de-obra especializada
Wood Frame
Muito comum nos Estado Unidos, é um método construtivo que vem ganhando destaque no Brasil, mas, como o país é muito úmido, acaba não se apresentando como alternativa muito vantajosa. Sua estrutura é formada por perfis de madeira, normalmente de reflorestamento (pinus)., contra ventados com chapas de OSB. A estrutura é passada por um processo de auto clavada, para protege-la de cupins e umidade.
[pic 4]
● Vantagens:
→ Canteiro de obras organizado e limpo
→ Uso de madeira de reflorestamento
→ Ótimo desempenho acústico e térmico
→ Agilidade na construção
→ Redução de geração de resíduos
→ Baixo custo
● Desvantagens
→ Mão de obra especializada
→ Limites de pavimentos
→ Maiores cuidados com impermeabilização
Paredes de Concreto
Um sistema de paredes estruturais maciças de concreto armado. As paredes são concretadas com o auxílio de formas de madeira ou metal, que são montadas in loco, de acordo com o projeto arquitetônico. As instalações são embutidas, não havendo quebra de paredes, e retrabalho. Este sistema é viável para construções em larga escala, onde as formas serão reutilizadas, pois o custo destas é alto.
...