ANÁLISE GRÁFICA DE THAU
Por: Brenda Santarem • 3/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.030 Palavras (9 Páginas) • 248 Visualizações
TRABALHO DE ANALISE GRAFICA DE THAU
CASA VANNA VENTURI – ROBERT VENTURI
SOBRE O ARQUITETO – É UM ARQUITETO NORTE AMERICANO QUE SE FORMOU EM PRINCETON EM 1947. TRABALHOU COM EERON SARINNEM E LOUIS KAHN ANTES DE FORMAR SUA PROPRIA FIRMA COM JOHN RAUCH – VENTURI FOI UM CRITICO DA ARQUITETURA MODERNA, PUBLICANDO UM LIVRO QUE SE CHAMA COMPLEXICIDADE E CONTRADIÇÃO NA ARQUITETURA EM 1966, SENDO QUE ESSE LIVRO DITAVA AS CARCTERISTICAS QUE OCORRIAM NA EPOCA ENTRE 1970 E 1980. NESSE LIVRO ELE DEFENDE UMA ARQUITETURA COMPLEXA E CONTRADITORIA (É que Robert Venturi saiu de cena. Retirou-se, juntamente com sua mulher, sócia e parceira há 45 anos, Denise Scott Brown, da direção da firma Venturi, Scott Brown & Associates, Inc., afastando-se das atividades projetuais e dos encargos que um escritório do porte do seu lhe trazia. A firma, aliás, mudou de nome; passou a ser VSBA,Llc. E será dirigida por Daniel K. McCoubrey e Nancy Rogo Trainer.)
A Firma VSBA, Inc.
A firma VENTURI SCOTT BROWN & ASSOCIANTES foi fundada em 1989. Este espaço de criação existia desde 1964. Depois de uma parceria breve com William Short, Robert Venturi associou-se a John Rauch, um colega de trabalho desde 1950. A empresa chamou-se VENTURI & RAUCH, Architects And Planners . Em 1967, Denise Scott Brown casou-se com Robert e, após anos de colaboração informal, que se iniciara em 1960, juntou-se a Venturi e Rauch e tornou-se sócia em 1969, adicionando uma nova visão e orientação.
Em 1980, a empresa reflete contribuições de Denise Scott Browncom um novo nome: VENTURI, RAUCH E SCOTT BROWN. A firma foi incorporada em 1982. Após a renúncia de John Rauch, em 1989, chegou-se ao nome atual: VENTURI, SCOTT BROWN & ASSOCIATES, que ostentou até poucos dias atrás.
Em 2003, VSBA passa a contar com três novos diretores: James Kolker, Daniel McCoubrey e Nancy RogoTrainer, todos há mais de duas décadas na empresa. Os dois últimos são agora os responsáveis por VSBA, LLC.
Como crítico Martin Filler diz sobre Venturi e Scott Brown emMakers of Modern Architecture, from Frank Lloyd Wright to Frank Gehry (2007). “Poucos arquitetos hoje em dia podem igualar o formidável conjunto de habilidades que eles trazem para a sua parceria: desenho brilhante, um sentido soberbo de proporção (mesmo que às vezes intencionalmente distorcido), profundo conhecimento do poder dos símbolos, aguda percepção social , e uma capacidade impar de aplicar as lições significativas da história para fins contemporâneos. ” [1]
Temos os livros com textos originais.
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Há ainda livros com conteúdos específicos, escritos ou editados em parceria com outros autores, mas que se constituem de importante fonte de informação.
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Finalmente há os compêndios com a apresentação de obras e projetos dos arquitetos.
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Quem se interessar, pode ver a minha Tese de Doutorado,
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Alguns projetos de Robert Venturi: Vanna Venturi house (1961 - 1946) construída para sua mãe, apresenta características contraditórias, como os elementos da fachada que sugerem um fechamento, mas é aberto através de interrupções e os formatos distorcidos que indicam complexidade.
VANNA VENTURI HOUSE Architects: Venturi, Scott Brown and Associates, Inc. Location: Chestnut Hill, Philadelphia, PA Area: 1,800 sf Completion: 1964
Este edifício é complexo e simples, aberto e fechado, grande e
pequeno. Dentro e fora, é uma pequena casa que usa grande escala
para contrabalançar a complexidade. Complexidade em combinação
com pequena escala em pequenos edifícios cria uma ocupação nervosa -
Considerando que a grande escala neste pequeno edifício atinge um
tensão arquitetônica.
Os espaços internos são complexos tanto em formas como em inter-relações.
O plano é simétrico, mas a simetria é distorcida às vezes para
acomodar as necessidades particulares dos espaços. Por exemplo, dois
elementos verticais - a chaminé e a escada - competem, como
era, para posição central. Consequentemente, de um lado a lareira
distorce em forma e a chaminé se move um pouco; no
Outro lado, a escada reduz a sua largura e muda o seu caminho porque
da chaminé.
Em contraste, a forma externa é simples e consistente, a frente
cria uma imagem quase simbólica de uma casa. No entanto, também reflete
as complexidades internas através dos vários locais e tamanhos e
formas das janelas, perfurações nas paredes exteriores e
Localização fora do centro da chaminé. As paredes estão em camadas para indicar
gabinete ainda perfurado para abertura. Por exemplo, na frente
centro, onde a parede externa é sobreposta aos dois outros
paredes que habitam a escada, cada uma justapõe aberturas de diferentes tamanhos e
posição, tornando-se espaço em camadas em vez de espaço interpenetrado.
Esta casa é um trabalho seminal. Nos anos desde a sua conclusão,
influenciou outros projetos pela empresa e o trabalho de um número
de outros arquitetos. Foi escrito, estudado e discutido
extensivamente na imprensa e nas salas de aula e é freqüentemente visitado por
estudantes de arquitetura.
2 - LUGAR ( CARCATERISTICAS DA CASA )
Uma casa em duas águas, nada mais. A entrada ao centro, larga, leva a um pequeno átrio onde lateralmente está a porta de entrada. Uma porta igualmente larga, de duas folhas, com uma janela de vidro cada, por onde se pode ver o interior. O átrio é arrematado por uma verga horizontal aparente em sua completa longitude, que traspassa a abertura central. Um arco em alto relevo se sobrepõe à verga, como um segundo remate da entrada.
O triângulo do frontão formado pelas duas águas da coberta é cortado em duas metades por um vazio vertical. O arco também é dividido em duas partes. Só a verga segue sem cortes, ainda que interceptada pelo arco. Por trás do corte no frontão, sobe o volume ortogonal do dormitório superior. Um prolongamento da largura do átrio, que antes vazio agora se torna cheio. A ponta da chaminé assimétrica coroa o volume. A assimetria é reforçada pelos tipos e posições das janelas. Uma janela longa e horizontal na cozinha. No dormitório, uma ampla janela quadrada dividida em quatro quadrados menores. No banheiro, outro quadrado. Duas linhas horizontais, uma fina e outra espessa, unem as três janelas.
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