ARQUITETURA DE INTERIORES - ETAPAS
Por: taisoli • 25/10/2016 • Trabalho acadêmico • 567 Palavras (3 Páginas) • 444 Visualizações
ARQUITETURA DE INTERIORES - PROJETO
O projeto de arquitetura de interiores nada mais é que um conjunto de normas que envolvem fatores como ergonomia, luminotécnica, acústica e térmica, a serem implantados no interior de ambientes residenciais, comerciais ou corporativos, de acordo com as necessidades do espaço e das pessoas que irão compor esse espaço.
A realização de um projeto de arquitetura de interiores pode ser dividida em etapas que variam em detalhes entre os profissionais, mas em geral são bem similares.
Primeiramente é realizado um estudo preliminar. Esta etapa envolve uma visita ao ambiente que será trabalhado, além de uma entrevista com o cliente para conhecer seu estilo de vida, preferências e necessidades.
Durante o estudo preliminar é necessário realizar o levantamento dos dados de cada ambiente que será projetado, como medidas e os projetos estrutural, hidráulico e elétrico que sejam pertinentes ao projeto de interiores.
Após o estudo e levantamento, vem o projeto preliminar. Nesse projeto o arquiteto apresenta suas ideias iniciais de maneira simples, clara e objetiva para a melhor compreensão de seu cliente. Ainda não é necessária a apresentação de termos técnicos, tendo em vista que o projeto ainda está sujeito a alterações de acordo com o gosto do cliente.
Com a aprovação do projeto preliminar em concordância com o cliente, é necessária a realização dos eventuais cálculos e contratação de responsáveis técnicos para a execução de projetos complementares, como estrutural, instalações hidráulicas, elétricas, telefônicas, informática e ar condicionado que podem precisar de alteração durante a reforma. Caso haja necessidade de mudanças na estrutura do ambiente, deve ser contratado pelo cliente um engenheiro civil qualificado para ser o responsável pela obra.
O projeto executivo consiste no projeto completo e mais detalhado o possível para a execução da obra. Nele deve conter plantas com cotas, cortes, localização de eixos hidráulicos e localização de pontos elétrico. Geralmente são fornecidas “vistas” produzidas em programas de arquitetura com recursos em 3 dimensões que facilitam a visualização do produto final.
Para iniciar a execução da obra devem ser contratados os profissionais que trabalharão em sua execução, sendo esclarecidos todos os detalhes e dúvidas do projeto. É importante que seja elaborado entre o proprietário e os profissionais um contrato de prestação de serviços (com fornecimento ou não de materiais) que deverá estabelecer a divisão e detalhamento de tarefas.
Uma boa administração da obra depende da complexidade da obra, versatilidade, experiência com trabalhos anteriores, habilidade em tratar com equipes e pessoas fornecedoras de mão de obra diversificadas e, principalmente, dispor de tempo e disposição para coordenar os trabalhos nas diversas fases da execução. Consiste no acompanhamento do processo e resolução de eventuais problemas que possam surgir e passem despercebidos pelos leigos.
Por fim, são realizados os acabamentos e trabalhos de ambientação, onde são definidos os últimos detalhes como escolha de tapetes, móveis não projetados, cortinas entre outros componentes solicitados pelo projeto. Geralmente o arquiteto acompanha seu cliente nessas escolhas visitando lojas e opinando para uma boa finalização do projeto.
...