ARQUITETURA RENASCENTISTA - BORROMINI
Por: juliiamariaa97 • 4/4/2019 • Monografia • 563 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
Página 1 de 3
ESTRUTURAS DE CONCRETO
TRABALHO N1
Sumário:
- Comparativos concreto x madeira
- Tipos de madeira
- Obras em madeira
- Tipos de concreto
- Obras em concreto
- Litracon
COMPARATIVOS CONCRETO X MADEIRA
MADEIRA:
- criar locais de construção mais silenciosos, mais calmos e limpos, sem o ruído.
- material pré-fabricado e que chegará no canteiro de obras pronto para montagem.
- Requer um quinto das entregas por caminhão que o concreto faz.
- Uma tonelada de madeira irá, através das árvores de onde é feita, remover até duas toneladas de carbono da atmosfera.
- para alcançar esses ganhos, a construção de madeira tem que vir de árvores que são substituídas, mas aqui também pode ser benéfico.
- Pode criar uma demanda que estimule o crescimento de novas florestas e o cuidado com as existentes.
- Construções de madeira reduzem o estresse, diminuem os batimentos cardíacos, acalmam as crianças nas salas de aula.
- Bilhões de pessoas estão se mudando do campo para as cidades, as torres de madeira poderiam fornecer as casas de que necessitam.
- Forma de construção mais tecnologicamente avançada.
- Madeira é um material aproximadamente 30% mais caro que o concreto armado.
- execução costuma ser mais rápida considerando apenas montagem e portanto, pode-se lucrar no valor mais baixo da mão-de-obra.
- madeira traz um ar mais aconchegante.
RENOVÁVEL:
- De todos os insumos utilizados na construção, o único que pode ser reposto na natureza é a madeira. Todos os outros, como aço e concreto, são obtidos a partir de recursos naturais que, uma vez extraídos, não serão renovados. Podem ser no máximo reciclados.
- Por esse motivo, e com a crescente escassez de recursos naturais, devemos utilizá-los com parcimônia e onde são absolutamente necessários.
SUSTENTÁVEL:
- Quando plantada e extraída de forma correta, a madeira de reflorestamento é a garantia de um fornecimento contínuo e sustentável; com os devidos cuidados socioambientais, é um modo de garantir a manutenção da biodiversidade da área ao longo dos anos.
- Além disso, ajuda a reduzir a pressão sobre as espécies provenientes de florestas nativas, que na sua grande maioria ainda é extraída de forma ilegal.
ENERGIA:
- O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais.
- Dentre os materiais utilizados na construção, a madeira é o que consome a menor quantidade de energia da sua extração até o uso, sendo, portanto, a melhor alternativa para diminuir o impacto ambiental dessa atividade.
AQUECIMENTO GLOBAL:
- A matéria-prima da madeira é o carbono, retirado da atmosfera na forma de CO2, considerado o grande responsável pelo aquecimento global.
- Quando utilizada na fabricação de bens duráveis como móveis, objetos de decoração ou em nossas habitações, a madeira se constitui em ferramenta para fixação do carbono, contribuindo para a redução do aquecimento global.
CONCRETO:
- Emite quase uma tonelada de carbono em sua fabricação.
- + tempo para a cura do material e para isso, é preciso contar com a ajuda do clima e das chuvas. Portanto, a precisão de tempo para que a forma fique perfeita, ( pré-fabricado).
- concreto traz um ar mais moderno.
- IMPACTOS AMBIENTAIS E SOLUÇÕES : Outros problemas na qual o concreto está envolvido, são nas ilhas de calor que por retirar a camada vegetativa que naturalmente reflete os raios solares, colocam concreto que tem um poder de absorção, além disso, é um produto impermeável facilitando as enchentes.
TABELAS DE COMPARAÇÃO:
[pic 1]
[pic 2]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com