TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Arquitetura Renascentista

Por:   •  27/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Faculdade Estácio do Recife

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Artes, Arquitetura e Urbanismo: Idade Moderna

Carmelina Hamed Oliveira Carvalho                        202308694774

Arquitetura Renascentista

Contexto histórico

Surgiu na Itália, como um movimento artístico, cultural e científico. Foi um período de revolução não só na arte, como também na pintura e na arquitetura. Consistiu no período entre os séculos XIV e XVI e teve Florença como berço, expandindo-se por toda a Europa posteriormente.

Enquanto que, na Idade Média, Deus era o centro de tudo (concepção teocêntrica), no Renascimento, o Antropocentrismo toma a vez e torna-se uma de suas características mais marcante. A Igreja que antes era o grande destaque das obras, agora não é mais, o homem é quem tem o lugar de destaque na ciência, na pintura, na escultura e também na arquitetura.

Com a arte gótica em declínio, o Renascimento traz de volta muitas características da arquitetura greco-romana, porém com muito mais estudo técnico.

Principais arquitetos

Filippo Brunelleschi é um dos maiores nomes do Renascimento. Ele foi arquiteto, matemático e escultor italiano. De suas obras arquitetônicas, a Cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore é a mais famosa delas, mas também merecem destaque o Hospital dos Inocentes, a Basílica de São Lourenço e a Capela Pazzi.

Leon Battista Alberti foi filósofo da arquitetura e do urbanismo, teórico de arte, humanista, pintor, músico e escultor. Ele quem projetou a fachada da Basílica de Santa Maria Novella. Já Leonardo da Vinci foi um homem que realizou grandes estudos nas áreas de anatomia humana, escultura, óptica, matemática, arquitetura, dentre outras. Foi também cientista e inventor. Dentre suas obras, O Homem Vitruviano ganha destaque pelas proporções perfeitas, essa que foi uma característica muito explorada na época renascentista. Outro grande nome do renascimento é Donato Bramante. Ele fez parte do alto renascimento, foi um arquiteto italiano que trabalhou para reis e papas. Sua obra se concentra em Roma e uma das mais importantes foi o Tempietto.

Michelangelo Bounarrotti, nascido na Itália, foi pintor, escultor e arquiteto. Dentre suas obras arquitetônicas pode-se destacar a fachada para a Basílica de São Lourenço, a Biblioteca Laurenciana, todas em Florença, e também seus afrescos na Basílica de São Pedro, em Roma. Rafael Sanzio também é um dos grandes arquitetos que marcaram esse período. Ele foi pintor e arquiteto italiano e projetou a Villa Madama, um bairro da capital italiana.

Principais obras

[pic 2]

Figura 1 Cúpula da Catedral de Santa Maria Del Fiore, na Itália. Inaugurada em 1436, ainda é até hoje a maior cúpula de alvenaria construida. É obra de Filippo Brunelleschi.

[pic 3]

Figura 2 Basílica de Santa Maria Novella, em Florença, na Itália. Obra de Leon Alberti.

[pic 4]

Figura 3 Tempietto, em Roma, na Itália, é obra do arquiteto Donato Bramante, iniciada em 1502.

[pic 5]

Figura 4 Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália. A cúpula foi projetada em 1546, no entanto só foi construída por Giacomo Della Porta entre 1588-91. Ficou famosa por possuir afrescos de Michelangelo Bounarroti contando narrativas bíblicas.

Características

        Dentre as várias características da arquitetura renascentista, podemos destacar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (343.1 Kb)   docx (479.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com