AS LIÇÕES DE ARQUITETURA
Por: Caroline de Moraes • 23/8/2018 • Resenha • 422 Palavras (2 Páginas) • 1.238 Visualizações
Aluna: Caroline de Moraes Santos Lima
DRE: 116043106
Teoria da Arquitetura 1 – Turma A
FICHAMENTO DO TEXTO:
Lições de Arquitetura, Herman Hertzberger, págs.: 12 a 43.
- PÚBLICO E PRIVADO
Pode-se dizer que uma área pública é acessível a todos a qualquer momento, e uma área privada tem seu acesso controlado por determinado grupo, ou determinada pessoa.
- DEMARCAÇÕES TERRITORIAIS
Dependendo do grau de acesso de cada área, seja de uma casa ou de um museu, podem-se ter áreas mais públicas e áreas mais privadas, dependendo do grau de acesso de quem utiliza e mantém o espaço. Em alguns casos, o grau de acesso pode vir a ser uma questão de legislação, mas em geral é uma questão de acordo por quem utiliza o espaço.
Quando se projeta os espaços, deve-se ter conhecimento das demarcações e das possibilidades de ingresso aos espaços criados, isso pode ser alcançado pela articulação da forma, do material, da luz e da cor, articulando grau de acessos diferentes, dependendo das questões projetais.
- DIFERENCIAÇÃO TERRITORIAL
Ao marcar os níveis de acesso público a diversas áreas da edificação, é obtido um tipo de mapa em que se da à diferenciação territorial, nele terá as demarcações específicas, para quem elas são destinadas e a quem se é esperado a manutenção do espaço.
- ZONEAMENTO TERRITORIAL
As funções de cada área são determinadas por quem é responsável pela área. Estas funções podem ser divididas pelo grau de acesso, das demarcações territoriais, da organização da manutenção e da divisão das responsabilidades.
- DE USUÁRIO À MORADOR
Ao ser diferenciado os conceitos de público e privado, os arquitetos podem obter medidas para que os usuários contribuam com o projeto, podendo criar uma condição de maior responsabilidade e envolvimento,tornando-os assim ,os moradores do local.
- O “INTERVALO”
“A condição espacial para o encontro e o diálogo entre áreas e ordens diferentes” (Herman Hertzberger, Lições de Arquitetura, pág.: 32). Este conceito é entendido quando se fala da soleira de uma casa, que é o ponto de entrada, do público e do privado, da rua e do interior. Assim, obtém um intervalo, um local para despedidas e boas vindas, ou seja ,uma acomodação entre os mundos.
- DEMARCAÇÕES PRIVADAS NO ESPAÇO PÚBLICO
O conceito do intervalo é a chave para eliminar as demarcações territoriais. Para isso, é preciso criar espaços intermediários que pertençam ao domínio público ou ao privado, ou seja, que os dois lados possam acessar a ambos os espaços. Ao incorporar soluções espaciais adequadas aos projetos e incorporá-las à área de uso comum, damos qualidade ao espaço de interesse comum de ambas as áreas.
...