TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e seu surgimento

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

A administração tem o seu surgimento, milênios antes de cristo. Desde então vem sendo desenvolvida e adequada ao modo de organização que vivemos. Em um primeiro momento vinha para melhoras a solução de problemas práticos, depois como a necessidade de planejamento de um sistema econômico, a necessidade de ter um sistema organizado de governos para impérios. Desta forma e com o passar do tempo duas instituições destacavam-se, as Igrejas católicas Romanas e as Organizações militares sendo a primeira uma organização mais formal, mais eficiente e a segunda com o tempo veio se evoluindo adotando aos tempos modernos a hierarquia  de poder e a adoção de princípios e praticas administrativas comuns até hoje nas empresas da nossa atualidade.

O fenômeno, que coloca em foco grandes mudanças econômicas, sociais e políticas é a Revolução Industrial  que vai do final do séc XVIII e permanece até o limiar do séc XX. Com isso então , surge a Administração moderna, provocada pela revolução. A administração vem  dialogar com o grande crescimento acelerado e desorganizado das empresas e da necessidade de uma maior eficiência para a competição no mercado.

No inicio do século XX é apresentado os princípios da Administração cientifica e o estudo da administração como ciência, por Taylor. Ele propunha 5 funções essências no processo que eram:

 Planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar. Sendo elas um grande avanço no processo de produção em massa.

Na mesma época, surge Fayol que defendia princípios semelhantes, porem ignorado durante um bom tempo. Fayol  relacionou 14 princípios básicos que podem relacionar e complementar  com os de Taylor, sendo eles:

  • 1-Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
  • 2-Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
  • 3-Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
  • 4-Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
  • 5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
  • 6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
  • 7-Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
  • 8-Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
  • 9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
  • 10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
  • 11-Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
  • 12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
  • 13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
  • 14-Espírito de corpo - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

A ênfase dada por TAYLOR era sobre a adoção de métodos racionais e padronizados e máxima divisão de tarefas, enquanto FAYOL enfatizava a estrutura formal da empresa e a adoção de princípios administrativos pelos altos escalões.

Não podemos esquecer na historia da evolução da administração e em todas as suas variáveis a importância de outros estudiosos como Mayo e Weber um com  suas Teorias de relações Humanas e  outro com a Teoria da Burocracia.

Desta forma, várias outras teorias, vão surgindo para se adequar aos novos e variáveis sistemas administrativos, como Teorias de Estruturalistas, de sistemas, da contingencia.

A administração é uma ciência que vem sendo estudada, impulsionando pesquisas e obras, motivando os seguidores dos Grandes pilares de nossa administração que citamos acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com