Análise Barranco
Por: Karol Antunes • 23/7/2015 • Relatório de pesquisa • 1.341 Palavras (6 Páginas) • 656 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1. APRESENTAÇÃO 4
1.2. JUSTIFICATIVA 5
1.3. OBJETIVOS 5
1.3.1. Objetivos Gerais 5
1.3.2. Objetivos Específicos 5
1.4. METODOLOGIA 6
2. O BARRANCO 6
2.1. LOCALIZAÇÃO 6
2.2. TIPO DE BARRANCO 7
3. LEVANTAMENTO DE DADOS 7
3.1. CLASSES DE SOLO 7
3.2. COLETA DE AMOSTRAS 8
3.3. HORIZONTES 9
4. ANÁLISE DE DADOS 10
4.1. CLASSES DE SOLO 10
4.2. COLETA DE AMOSTRAS 10
4.3. HORIZONTES 11
5. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade localizar; obter registros fotográficos e amostras físicas; e analisar um barranco previamente escolhido. Após o levantamento fotográfico e das amostras, descrever e caracterizar os horizontes e tipos de solo do mesmo de acordo com as Classes de Solos da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a NBR 6502 – Rochas e Solos.
1.1. APRESENTAÇÃO
Os solos tem origem na desintegração e decomposição das rochas que formam a crosta terrestre. São misturas de partículas pequenas que se diferenciam pelo tamanho e pela composição química. A maior ou menor concentração de cada tipo de partícula num solo depende da composição química da rocha que lhe deu origem.
Superficialmente podem ser classificados como Residuais em que o produto de alteração permanece sobre a rocha que lhe deu origem. A separação entre a rocha mãe e o solo residual não é nítida, mas gradual, passa de rocha para uma camada de rocha alterada, desta para uma camada de solo de alteração e por fim o solo residual. E como Transportados ou Sedimentares em que o produto de alteração é removido de sobre a rocha mãe por um agente qualquer. Segundo esses agentes e segundo o local de deposição os solos transportados podem ser: aluviais (água); eólicos (vento); coluviais (gravidade); lacustres (depositados em lagos); marinhos (depositados em mares) ou glaciais (geleiras).
Há algumas formas de classificação definidas pela NBR 6502, como geológica; geotécnica; granulométrica e pedológica, a qual será utilizada nesse relatório de acordo com a EMBRAPA.
A nova Classificação de Solos da EMPRAPA (2006) compreende 13 classes gerais (ordens) que são divididas em outras subclasses. As 13 ordens são: Argissolo, Cambissolo, Chernossolo, Espodossolo, Gleissolo, Latossolo, Luvissolo, Neossolo, Nitossolo, Organossolo, Planossolo, Plintossolo e Vertissolo.
1.2. JUSTIFICATIVA
O barranco analisado foi determinado após a observação de algumas opções. A escolha foi apurada por algumas razões, essas são: o tamanho razoavelmente bom; por possuir horizontes definidos visualmente e por ser localizado em uma área de fácil acesso para o recolhimento das amostras e visualização dos horizontes.
Dessa forma foi possível ter uma melhor compreensão e avaliação da classe de solo e dos horizontes do barranco escolhido de acordo com a as classificações obtidas pela EMBRAPA Solos e com a NBR 6502.
1.3. OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Classificar a classe do solo do barranco escolhido; identificar e caracterizar os horizontes, de acordo com a NBR 6502 e a Classificação de Solos da EMBRAPA.
1.2.2 Objetivos Específicos
1. Levantar referencial teórico para fundamentar a pesquisa;
2. Escolher o objeto de estudo, no caso, o Barranco;
3. Levantar dados fotográficos, amostragens, documentais e anotações de campo;
4. Analisar os dados, comparando o que se encontrou com a revisão bibliográfica.
5. Concluir o trabalho descrevendo como os objetivos específicos foram atingidos e, ao final, como foi atingido o objetivo geral.
1.4. METODOLOGIA
O trabalho foi realizado posteriormente a uma visita de campo em um barranco, onde foi realizado um levantamento de dados, fotográfico e de amostras físicas. Após os devidos levantamentos uma análise dos mesmos foi realizada de acordo com a NBR 6502 – Rochas e Solos e a Classificação de Solos da EMBRAPA para verificar as características do barranco.
2. O BARRANCO
Analisado de acordo com a NBR 6502 e a Classificação de Solos da EMBRAPA.
2.1. LOCALIZAÇÃO
Localizado no estado de Santa Catarina, município de Florianópolis, situado no Sul da Ilha, bairro Rio Tavares nas margens da SC 405.
Imagem 1: Localização Escala Bairro Imagem 2: Localização Escala Quadras
Fonte: Imagens 1 e 2 retiradas do Google Maps com adequação do autor.
2.2. TIPO DE BARRANCO
O barranco é do tipo determinado por ação humana, pois foi “escavado” para que ocorresse o aumento da Rodovia SC 405 com a construção da terceira pista. Faz parte da base, ou parte inferior, de um morro.
Imagem 3: Escavações para aumento da SC 405
Fonte: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2011/09/sc-405-e-interrompida-por-uma-hora-e-causa-congestionamento-no-sul-da-ilha-em-florianopolis-3492140.html>.Acesso em: 01/09/2014
3. LEVANTAMENTO DE DADOS
3.1.
...