Análise Luminica - Banco Intensa Sanpaolo
Por: Jessika Tropecheski • 4/9/2019 • Trabalho acadêmico • 915 Palavras (4 Páginas) • 224 Visualizações
Faculdades Ponta Grossa
Arquitetura e Urbanismo
Conforto no Ambiente Construído II
Professor Luiz Fernando de Macedo Curi
Ellen Fernanda Ghisi
Jéssika Tropecheski
Análise de Eficiência Energética em Projeto Arquitetônico:
Edificio Comercial Intesa Sanpaolo (Itália) – Arquiteto Renzo Piano
Ponta Grossa
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar um ambiente construído em relação a seu Conforto Lumínico e Eficiência Energética, utilizando para isso os conceitos estudados na disciplina de conforto no ambiente construído II, do curso de arquitetura e urbanismo.
O local escolhido é o Edificio Comercial Intesa Sanpaolo, localizado na cidade de Turim na Itália. Este edificio foi projetado pelo escritório de arquitetura Renzo Piano Building Workshop, é destinado a uso comercial e foi concluído em 2015. Está localizado póximo do centro histórico da cidade, numa região com grande concentração de serviços sendo uma região estratégica para a cidade.
Escolhemos este projeto por ser inovador, concentrando diversas estratégias para conforto lumínico e eficiência energética, as quais serão apresentadas no decorrer do trabalho.
CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTUDO
O Edificio Comercial Intesa Sanpaolo (figura 01) possui 166 metros de altura, dividido da seguinte forma: abaixo do solo são três pavimentos de garagens, um pavimento de serviços e um jardim, onde ao redor fica o restaurante da empresa e o jardim de infância, e acima do solo estão 26 pavimentos de escritórios e um pavimento para academia, que inclui espaços e serviços abertos ao público.
[pic 1]
Figura 1: Corte do Edificio Comercial Intesa Sanpaolo
Fonte: http://noticias.arq.com.mx/Detalles/20565.html#.Vhf0GvlViko. Acessado em 09/10/2015.
Renzo Piano diz que o edifício deve tornar-se parte da vida da cidade, e os cidadãos devem aceitá-lo e usá-lo em seu dia-a-dia. Neste sentido os andares mais altos do prédio são abertos ao público (figura 02). Nesse espaço existe a estufa bioclimática, com ventilação natural, que recebe o público em três níveis onde fica um restaurante, uma sala de exposições e um terraço no telhado, com vista panorâmica para a cidade.
[pic 2]
Figura 2: Espaço público do Edificio Comercial Intesa Sanpaolo
Fonte: http://noticias.arq.com.mx/Detalles/20565.html#.Vhf0GvlViko. Acessado em 09/10/2015.
Nas fachadas leste e oeste estão os elevadores e escadas do edificio. Na sul, existem as escadas que conectam os pisos além de um jardim de inverno vertical, onde trepadeiras filtram a luz atrás de fachadas motorizadas (Figura 03). Ainda nessa fachada, a energia solar é captada atraves de painéis fotovoltaicos.
[pic 3]
Figura 3: Jardim vertical no interior do edificio.
Fonte: http://www.designboom.com/architecture/renzo-piano-intesa-sanpaolo-office-building-turin-italy-05-21-2015/. Acessado em 09/10/2015.
O pé direito dos pavimentos de escritórios é de 3,20 metros e eles possuem boa iluminação indireta, estratégia utilizada pensando na qualidade da iluminação e conforto térmico dos empregados que utilizam este espaço.
A fachada do edificio é toda em vidro duplo com objetivo de reduzir a perda de calor durante o inverno e controlar a entrada de calor através de um sistema de aberturas e telas solares com persianas motorizadas, que controlam a irradiação e iluminação nas áreas de trabalho (figura 04). No verão, o ar mais frio da noite é absorvido para o interior através das lajes de concreto, retornando aos escritórios durante o dia com a ajuda de painéis radiantes.
[pic 4]
Figura 4: Diagrama da fachada em vidro.
Fonte: http://www.plataformaarquitectura.cl/cl/767262/edificio-de-oficinas-intesa-sanpaolo-renzo-piano-building-workshop. Acessado em 09/10/2015.
Imitando a paisagem de montanhas cobertas de neve de Turim, a torre também é coberta com materiais brancos, como vidro e aluminio pintado, que o deixam com aspecto que lembra o gelo. O jardim Giardino Nicola que rodeia o edificio foi transformada em espaço de convivência, com árvores de diferentes tamanhos, gramados e atividades diversas para a população em geral.
...