Análise atemporal sobre Cabo Verde para o desenvolvimento de uma estratégia em design gráfico
Por: Mayza Ocmada • 8/8/2018 • Monografia • 8.787 Palavras (36 Páginas) • 386 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE ARQUITETURA E URBANISMO E DESIGN
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN
Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso
Dandira Veiga de Almeida Lopes Pereira de Barros
TUTUISMO:
Uma análise atemporal sobre Cabo Verde para o desenvolvimento de uma estratégia em design gráfico.
Uberlândia
2018
RESUMO
O trabalho tem como objetivo utilizar do design como estratégica no campo das artes, mais concretamente com a pintura. No início do estudo, foi enquadrado Cabo Verde num contexto histórico, onde revela fatos decorrentes que contribuíram para a formação da sua identidade cultural. As obras realizadas pelo pintor Tutú Sousa retratam a vida cultural de Cabo Verde e promove ações comunitárias e solidárias, onde serão caracterizadas conforme as suas especificidades do ponto de vista do design. Destaca-e usar de fundamentos e conceitos do design para analisar e traçar estratégias propícias para o mercado cabo verdiano adequando as análises das obras do pintor Tutú Sousa, construindo um conceito de comunicação visual, com a exploração dos elementos gráficos. Num segundo momento, serão abordados estudos de casos, onde é recomendável nas fases iniciais de uma investigação sobre temas complexos, para construção de hipóteses ou reformulação de problemas. O fator rebranding, é como a marca trabalha proporcionando versatilidade, como exemplos apontamos a KriolLife, Izlands e Romero Britto, que se baseia no fator cultural de seus trabalhos trazendo aproximação do consumidor. E em último momento, nesta fase exploratória/preliminar, será apresentado realizado um painel morfológico, sintetizando todos os elementos que contribua para a construção de elementos gráficos e posteriormente a marca. No final do projeto é apresentado um estudo com intuito de transformar o Tutuismo em uma grande marca, para que as obras do autor Tutú e a cultura Cabo-verdiana sejam reconhecidas no mundialmente promovendo a cultura.
Palavras-chaves: Design; Pintura; Comunicação Visual; Cabo Verde; Design Gráfico.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
JUSTIFICATIVA/ ENVOLVIMENTO
METODOLOGIA DE PESQUISA
CAPÍTULO 1- CABO VERDE: CENÁRIO HISTÓRICO E A ARTE
1.1 As Ilhas de Cabo Verde(HISTÓRIA)
1.2 Arte e a Pintura (obra de Danny Spínola)
1.3 Tutu Sousa: artista, arte, técnica, obras e movimento
CAPÍTULO 2- DESIGN COMO FERRAMENTA
2.1 “DEFINIÇÕES E CONCEITOS” comunicação visual, design gráfico, marca (branding e identidade Visual
2.2 ESTUDO DE CASO
2.2.1 Oi-rebranding
2.2.2 KriolLife / Izlands
2.2.3 Romero Britto
CAPÍTULO 3- PROJETO PRELIMINAR
3.1 Mapa conceitual
3.2 Painel Semântico (diretrizes)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Com a grande evolução na economia mundial, o design é considerado um dos principais componentes para o sucesso de uma empresa ou projeto, visto que, isso tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de Cabo Verde.
O principal objetivo é considerar as estratégias do design, para proporcionar uma comunicação visual deste artista e ativista cabo verdiano, podendo traçar uma linha coesiva com a realidade do país identificando barreiras e traçando novas oportunidades de negócios, observa-se que nos últimos anos tem-se aumentado a procura de profissionais nas mais diversas áreas do design, para atender nas mais diversificadas áreas, de uma sociedade com características peculiares.
Com o designer é possível observar uma moderna capacidade de ampliar o campo de atuação e consequentemente aumenta a competitividade e a visibilidade.
A gestão do design é extremamente importante pois, faz com que o mercado tenha total ligação com o mundo exterior, baseando-se em elementos que os relacionam e estabelecendo um plano completo do que vai produzir e utilizar, dos serviços que vão ser prestados e de que público será atingido.
O projeto desenvolvido pelo artista Cabo Verdiano se elaborado uma boa marca, reforça o seu trabalho retratando a história e a realidade do seu país promovendo a cultura.
Atualmente o artista desenvolve um projeto com jovens desempregados de alguns bairros da cidade, com intuito de transmitir experiência técnica e artística, fazendo com que essas pessoas ocupem o tempo livre, e consigam um meio de sustento através da arte. Ele acredita que ensinando essas técnicas, mesmo as pessoas não tendo nenhum conhecimento artístico, contribui para construção de novos talentos e projeção de um novo rumo para a arte cabo-verdiana.
O intuito do trabalho é desenvolver a marca do autor, para que promova movimentos importantes como o tutuismo, promovendo e alavancando a cultura cabo verdiana.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
O objetivo geral do presente trabalho é a utilização do design como um elemento estratégico na criação de uma marca e a concepção da comunicação visual coesiva com a identidade das obras do pintor e ativista cabo-verdiano Tutu Sousa. O presente também procura servir de apoio para que o projeto seja replicado, com sentido além de valorizar, poder alavancar a cultura de Cabo Verde.
Objetivo Específico
- Execução de conceitos gráficos
- Desenvolvimento da Marca
- Elaboração de um manual de identidade da marca
- Apoio na Elaboração de um Portfólio-Revista
- Criação de novos produtos
JUSTIFICATIVA/ ENVOLVIMENTO
O presente trabalho parte de uma contextualização artística de Cabo Verde, que trata o design como fundamento primordial para a concepção de elementos da comunicação visual de uma marca. O país conta com a circulação das obras de arte e a trajetória de seus primeiros formadores, precursores, idealistas e formadores da cultura cabo verdiana.
...