As Materiais de Construção I - Materiais Betuminosos, Madeira, Metais, Pedras Naturais, Tintas e Vernizes
Por: Sofia Campos • 1/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.145 Palavras (9 Páginas) • 482 Visualizações
Materiais estudados: materiais betuminosos, madeira, metais, pedras naturais, tintas e vernizes.
Fases de uma obra
Com o terreno nivelado, a primeira etapa de execução de uma obra se trata de execução de gabarito. O material mais utilizado para se executar o gabarito é a madeira.
Fundação
A fundação é subdividida em fundação profunda e fundação superficial. A fundação profunda pode ser executada através do cravamento ou escavação e preenchimento com concreto, podendo ser armado ou não(1). No caso de cravamento, as estacas podem ser de madeira, aço ou concreto pré-moldado. Sua execução, geralmente, se dá com equipamento martelo de queda livre. Quando utilizado estaca metálica é necessário que o aço resista à corrosão, sendo aplicado pintura anticorrosiva nas estacas. No caso de estaca concreto este pode ser armado ou não, dependendo das características do projeto. O concreto armado utiliza de barras de aço que “devem estar livres esfoliação (escamas), corrosão, manchas de óleo, redução de seção e fissuras transversais. Uma oxidação do produto pode ser admitida quando for superficial, sem comprometimento de sua conformação geométrica” (2). As estacas pré-moldadas podem ser executadas utilizando formas em madeira ou metálica.
O concreto é executado utilizando uma mistura basicamente de brita (pedra de origem ígnea ou magmática) e cimento, areia e agua com as proporções adequadas. Especial atenção deve ser tomada com o traço do concreto, para conseguir a resistência conforme determinada pelos projetos. O concreto utilizado deve ser homogêneo, devendo ser devidamente misturado, seja por meio de betoneiras ou manual.
“O agregado miúdo (areia) não deve conter grãos de um único tamanho, ou seja, deve-se procurar adquirir agregados com boa distribuição granulométrica. Como a quantidade de água no concreto é um fator importante, que condiciona inclusive a resistência e durabilidade da estrutura, é importante considerar também a quantidade de água presente na areia (umidade) na dosagem do concreto.
O agregado graúdo (brita) - Deve-se atentar para o diâmetro máximo, levando-se em consideração as dimensões da peça estrutural e a distribuição das armaduras. O teor de material pulverulento deve ser o menor possível, pois sua presença aumenta consideravelmente a superfície específica, exigindo uma quantidade maior de água, o que ocasiona correções no consumo de cimento (para não mudar a relação água/cimento) e, consequentemente, influencia o custo do concreto. O formato dos grãos também é relevante para a qualidade e o custo. Para isso, costuma-se calcular o índice de forma do agregado, que é a relação entre a maior e a menor dimensão do grão (analogamente, a relação entre o comprimento e a altura). Quanto menor o índice de forma, menor será o teor de vazios do agregado, de modo que a quantidade de argamassa para preenchê-los também será menor, exigindo menor quantidade de água.
A fundação superficial é comumente executada com concreto armado, sendo utilizado formas metálicas ou de madeira como molde.” (3)
Para se evitar infiltrações, é executado impermeabilização da fundação superficial, sendo possível a utilização de mantas flexíveis ou pinturas de tinta asfáltica, ambas materiais betuminosos. “A aplicação varia de acordo com o material, mas alguns cuidados servem para todos os sistemas de impermeabilização. Por exemplo, antes de impermeabilizar, a superfície precisa ser regularizada com areia e cimento com caimento para os ralos; deve estar limpa, lisa e sem poeira, graxa ou óleo; e as trincas e fissuras devem ser tratadas de modo compatível com o sistema impermeabilizante que será aplicado” (4).
Estruturas
Para a estrutura das construções pode ser executada em concreto armado, metálica ou de madeira. As características do concreto armado para a estrutura são as mesmas da fundação. A estrutura metálica deverá possuir proteção contra corrosão e devida atenção deve ser tomada para a execução das ligações, seja soldada ou através de parafusos, devendo o projeto ser rigorosamente seguido. Quando utilizado madeira como estrutura, as mesmas devem possuir proteção contra cupins e insetos, as faces expostas à umidade devem ser protegidas com tintas, vernizes, ou outros tipos de cobertura. Cuidado especial deve ser tomado para que a madeira não tenha contato com o solo, para evitar que a umidade do solo diminua sua vida útil, devendo ter especial atenção para a execução do piso em concreto.
Vedação
As vedações mais usuais são em alvenaria de blocos de cimento ou barro, paredes de concreto, madeira ou gesso acartonado (steel frame). Os cuidados para a execução das paredes em concreto e vedação em madeira é o mesmo para a execução das estruturas neste material.
No caso de banheiros coletivos, especialmente em escolas e clubes, é usual a execução da divisão entre diversos espaços com pedras naturais, como mármore e granito. Especial cuidado deve ser tomado com a fixação destas pedas.
Instalações elétrica
A instalação elétrica é composta por “fios e cabos são condutores elétricos, ou seja, conduzem a corrente elétrica para ligar eletrodomésticos, lâmpadas e outros itens que precisam de eletricidade. São geralmente feitos de cobre e revestidos com material isolante, como PVC e borracha nitrílica“. (5)
Instalação hidráulica
Quando sistema de fornecimento de agua quente nas construções, “as melhores tubulações para condução de água quente são as de cobre FG (ferro galvanizado), CPVC (policloreto de vinila clorado), PPR (polipropileno copolímero random) ou Pex (polietileno reticulado). As instalações de tubos de cobre são feitas por processo de soldagem ou rosqueamento. Podem conduzir água fria, água quente ou gás. É um dos materiais mais duráveis. Resistem bem a altas pressões e a corrosão.” (6)
Cobertura
O sistema de cobertura pode ser executado por estruturas de concreto, telhas (metálica, fibrocimento, barro, gesso, vidro, acrílico) madeira. Para o caso de usar concreto como material para a cobertura, especial atenção deve ser tomada com a impermeabilização, para se evitar infiltrações. Para a utilização de telhas metálicas, deverá analisar o efeito da temperatura, podendo ser utilizado isolamento termo acústico para oferecer melhor conforto térmico à construção.
Esquadrias
Esquadria é termo utilizado para as janelas, portas ou portões, venezianas e aberturas similares. Os tipos mais usuais de esquadrias são de abrir, corrediças, basculantes, maxim-ar. “Quanto ao material usado as esquadrias podem ser de alumínio, madeira, PVC, ferro, vidro, etc. As de alumínio trazem algumas vantagens nas construções junto ao litoral, por não oxidarem, e em grandes cidades, permitido usar nas janelas vidros duplos e, com isto, permitindo isolamento acústico. As em madeira têm seus custos bastante variáveis, conforme a qualidade da árvore de origem, e se prestam à confecção em variados formatos; o uso do PVC é recente e tem por principal vantagem a durabilidade, além de serem bonitas e fáceis de limpar. As de ferro têm por desvantagem a necessidade de mão-de-obra especializada para sua instalação e a oxidação; o vidro, em geral temperado, tem por vantagem a transparência”. (7)
...