Aula 26 - Proteções de Linha
Por: Fabricio Rodrigues Moura • 10/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.139 Palavras (9 Páginas) • 230 Visualizações
DISPLAY DE CRISTAL LIQUIDO (LIQUID CRYSTAL DISPLAY – LCD)
Este periférico é especificamente construído para ser usado com microcontroladores, o que significa que este não pode ser ativado por circuitos integrados padrões. Este é usado para mostrar diferentes mensagens em um display de cristal liquido miniatura. O modelo descrito aqui é o mais usado pelo baixo preço e grandes capacidades.
Este LCD é baseado no microcontrolador HD44780 (Hitachi) e pode mostrar mensagens em duas linhas com 16 caracteres cada. Este pode mostrar todas as letras do alfabeto, letras gregas, marcas de pontuação, símbolos matemáticos etc. Este também pode mostrar símbolos feitos pelo usuário. Outras características úteis incluem deslocamento de mensagem automaticamente (esquerda e direita), aparência do cursor, luz de fundo com LED etc.
[pic 1]
Figura 1. LCD 2x16
Pinos do Display LCD
Ao longo de um lado do circuito impresso do LCD existem pinos que habilitam estes para ser conectados a um microcontrolador. Há um total de 14 pinos marcados com números (16 se há luz de fundo – backlight). Suas funções são descritas na seguinte tabela:
Função | Pino | Nome | Estado lógico | Descrição |
Terra | 1 | Vss | - | 0 V |
Alimentação | 2 | Vdd | - | +5 V |
Contraste | 3 | Vee | - | 0 a Vdd |
Controle de Operação | 4 | RS | 0 | D0 a D7 são interpretados como comandos |
1 | D0 a D7 são interpretados como dados | |||
5 | R/W | 0 | Escrever dados (desde o controlador para o LCD) | |
1 | Ler dados (desde o LCD para o controlador) | |||
6 | E | 0 | Acesso ao LCD desabilitado | |
1 | Operação normal | |||
Desde 1 para 0 | Dados/comandos são transferidos para o LCD | |||
Dados / Comandos | 7 | D0 | 0/1 | Bit 0 - LSB |
8 | D1 | 0/1 | Bit 1 | |
9 | D2 | 0/1 | Bit 2 | |
10 | D3 | 0/1 | Bit 3 | |
11 | D4 | 0/1 | Bit 4 | |
12 | D5 | 0/1 | Bit 5 | |
13 | D6 | 0/1 | Bit 6 | |
14 | D7 | 0/1 | Bit 7 - MSB |
Tela do LCD
Uma tela do LCD pode mostrar duas linhas com 16 caracteres cada. Cada caractere consiste de uma matriz de pontos de 5x8 ou 5x11. Aqui será coberto o display com caracteres 5x8 os quais são os mais comuns.[pic 2]
Figura 2. LCD com matriz de pontos 5x8
O contraste do display depende da tensão de alimentação e se as mensagens são mostradas em uma ou duas linhas. Por esta razão, uma variação de voltagem de 0 a Vdd é aplicado ao pino marcado como Vee. Um potenciômetro é usado para este propósito. Alguns dos LCDs têm embutidos backlights (LEDs azul ou verde). Quando se usa este backlight se coloca um resistor limitador de corrente em série a um dos pinos que alimenta o backlight como com os leds.
[pic 3]
Figura 3. Circuito de conexão do backlight do LCD
Se não se mostram caracteres ou se todos eles estão quase apagados quando o display está ligado, a primeira coisa a ser feita é checar o potenciômetro de contraste para ajustar este apropriadamente.
Memória do LCD
O LCD contém três blocos de memória:
- Display Data RAM – DDRAM
- Character Generator RAM – CGRAM
- Character Generator ROM – CGROM
Memória DDRAM
A memória DDRAM é usada para armazenar caracteres a serem mostrados. O tamanho desta memória é capaz de armazenar 80 caracteres (quarenta caracteres para cada linha). Algumas locações de memória são diretamente conectadas aos caracteres no display.
Qualquer trabalho por mais simples que seja será suficiente para configurar o display para incrementar automaticamente o endereço (deslocar para direita) e setar o endereço de inicio para que a mensagem seja mostrada (por exemplo 00 hex).
Depois, todos os caracteres enviados através das linhas D0 – D7 serão mostrados no formato da mensagem que estejamos usando desde esquerda à direita. Neste caso, se começa a mostrar desde o primeiro campo da primeira linha porque é o endereço inicial 00 hex. Se mais de 16 caracteres são enviados, então todos eles serão memorizados, mas somente os primeiros 16 caracteres estarão visíveis. Para mostrar o resto deles, o comando de deslocamento será usado. Virtualmente, todo o que se vê no LCD é uma janela a qual se desloca de esquerda – direita sobre as locações de memória contendo diferentes caracteres. Na verdade, isto é como o efeito da mensagem se deslocando sobre a tela que tem sido criada.
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