Avanços Tecnológicos da Construção Cívil
Por: Tila Carvalho • 5/10/2016 • Artigo • 2.306 Palavras (10 Páginas) • 354 Visualizações
[pic 1]
INOVAÇÕES TECNOLOGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
11 de setembro de 2014
Camilla Araujo dos Santos (IFS)
c.araujodossantos16@gmail.com
Plautila Maria Nunes de Carvalho (IFS)
plautila.2010@gmail.com
RESUMO
A tecnologia tem sido aplicada á diversas áreas gerando: lucratividade, produtividade, ganho de tempo, melhor qualidade e etc. E na construção civil não foi diferente, entre os avanços muitas construtoras tem lucrado em vários âmbitos, só que o sistema de inovações tem gerado juntamente vantagens e desvantagens mudando totalmente a mão de obra, podendo se dizer que –“Antes os homens eram máquinas, hoje as máquinas que são os homens”. Com isso a taxa de desemprego aumenta por conta da diminuição da mão de obra, mas pequenas mudanças, inovações, matérias tem gerado grandes resultados tem tornado possível uma ponte entre idéias e realidades misturando engenharias que resultam em ganho em todas as classes.
PALAVRAS CHAVES: construção-civil, tecnologia, ganhos.
ABSTRACT
The technology has been applied will generate several areas: profitability, productivity, time savings, better quality and etc. And the building was not different among the many contractors have profited advances in various fields, only that the system has generated innovations along advantages and disadvantages totally changing workforce, it can be said that - "Before men were machines, today the machines are men. "Thus the unemployment rate increases due to the reduction of the workforce, but small changes, innovations, materials have generated great results have made possible a bridge between ideas and realities mixing engineering that result in gain in all classes.
KEYWORDS: civil-construction, technology gains.
INTRODUÇÃO
Na construção civil principalmente no ramo edificações englobando as inovações tecnológicas para a sua indústria, mudando o processo de Fabricação de materias, processos, substituição da mão de obra e etc. Essas mudanças não são inúmeras e em todos os setores da indústria civil, mas mesmo sendo um pouco usada tem gerado lucratividade, produtividade e ganho para vários lados da construção tanto na otimização do tempo como nos detalhes do acabamento das obras.
Embora a tecnologia seja muito atrasada nesse lado segundo Silva (2000), a adoção de novas técnicas, novos materiais e melhoria no processo construtivo têm como efeito menos trabalho realizado no canteiro de obras, aumentando a parcela de tarefas realizadas no escritório e em fábricas de componentes. Uma parte substancial do trabalho artesanal típico da construção civil será substituída pela montagem de componentes, que requer menos esforço físico e novas competências profissionais.
Nesse artigo tem como objetivo apresentar a “união entre a tecnologia e a construção civil”,desde seu início até seus conflitos uma mistura entre engenharias que juntas geram benefícios incontáveis e ao mesmo tempo identificando até que ponto a tecnologia tem atrapalhado e beneficiado a engenharia civil e os seus cooperadores sendo ele de uma mao de obra altamente qualificada até a baixa qualificada.
A inovação tecnológica é considerada por Moreira e Rodrigues (2002) como o principal motor do aumento da produtividade, como também elevar a capacidade de atuar na competição global e conquistar novos mercados e consumidores.
ESTADO DA ARTE
Nos inícios dos anos 90 a abertura do mercado, contribuiu em um progresso na construção civil, devido a implementação de novos produtos e tecnologias:
“a introdução de uma grande variedade de materiais, ferramentas, equipamentos, técnicas especiais, processos construtivos e administrativos voltados à construção civil, contribuindo assim para a melhoria de vários aspectos de organização que conduzem a uma maior qualidade, reduzindo o desperdício, um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas do setor.”(JUNIOR, 2008)
Devido ao elevado custo da mão de obra, as construtoras utilizaram a tecnologia como meio de lucratividade pela substituição de técnicas braçais, além disso, essa inovação é usada como ferramenta de vantagem com um diferencial entre competitividade e redução de custos. Porém, os processos de aceitação dessas novas formas tecnológicas não são tão simples pelo convívio com a incerteza do resultado.
“Ou seja, somente ocorrerá inovação tecnológica no processo de produção de edifícios quando uma mudança tecnológica for efetivamente inserida no processo de produção.” (AMARAL, 2008).
Pela insegurança de arriscar no novo, a construção civil deixar de ousar e apostar nessas inovações criando assim uma falta de oportunidade de gozar os resultados das tais.A introdução da tecnologia causa diferentes resultados pela forma organizacional dos indivíduos :
“A dualidade da tecnologia: A tecnologia é criada e alterada pela ação humana, é também usada por indivíduos para realizar alguma ação. ”(JUNIOR, 2008)
DESENVOLVIMENTO
Esse trabalho tem como finalidade definir a ligação existente entre tecnologia e a construção civil, em que ambitos se encaixam e em que momentos se chocam e se opõe, apresentar quais os pontos mais divergentes entre essa parceria, artigo baseado em pesquisas científicas.
1.INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
A construção civil apresenta características e importâncias significativas para a economia do mundo, a construção civil é o termo que engloba as construções de novas obras, casas, pontes e etc. A construção civil e a engenharia civil se originaram em uma época onde só existiam duas classificações de engenharia que eram elas: civil e militar. Onde a engenharia seu conhecimento delimitava-se somente para os militares e a civil a todos os outros cidadões, mas somente por volta do séc. XV, a engenharia civil começou a sua existência propriamente dita, a construção civil foi desenvolvida quando o homem começou a abandonar suas cavernas e saiu em busca de residências mais confortáveis e seguras as construções da antiguidade: (palácios, templos) que começou a fazer parte da paisagem no aparecimento das novas moradias. No Brasil a engenharia Civil se deu origem no período colônia, com construções de igrejas, durante o governo geral foram construídos os muros ao redor da cidade de salvador. E desde então:
...