BRISE PARA INCIDÊNCIA SOLAR, CONFORTO TÉRMICO
Por: brunaburat • 22/6/2016 • Trabalho acadêmico • 906 Palavras (4 Páginas) • 587 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
BRUNA BURATO TEIXEIRA
JULIELI DIAS PINHEIRO
BRISE-SOLEIL
CRICIÚMA
2016
BRUNA BURATO TEIXEIRA
JULIELI DIAS PINHEIRO
BRISE-SOLEIL
Trabalho apresentado à disciplina de Conforto Térmico e Acústico, no curso de Engenharia Civil, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Prof.: Luiz César de Castro.
CRICIÚMA
2016
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo dimensionar e analisar a eficiência do brise-soleil como elemento de controle solar para um escritório localizado no Bairro São Simão, Criciúma/SC.
Através de visitas realizadas em horários e dias diferentes, buscaram-se informações por meio de observações e medições in loco, entrevistas com os usuários e equipe de manutenção, a fim de identificar os problemas mais frequentes da radiação solar dentro da sala de trabalho. A análise dos dados foi feita apoiando-se em critérios obtidos a partir da bibliografia existente e da carta solar.
Entre os resultados, pôde-se observar o excesso de radiação solar, uso excessivo de ar condicionado, desconforto em frente à tela do computador, entre outros. Conclui-se ressaltando a importância do correto projeto e manutenção deste elemento, a fim de que seu uso como elemento para controle solar efetivamente contribua para a sustentabilidade da edificação.
Palavras-chave: Brise-soleil; Carta Solar; Latitude.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CARACTERÍSTICAS
2.1 Local de estudo
3. ESTRUTURA DO BRISE SOLEIL
4. CONCLUSÃO
5. BIBLIOGRAFIA
- INTRODUÇÃO
Segundo estudos, o ser humano, quando submetido a condições de desconforto térmico, tem a debilitação do estado geral de sua saúde, alteração nas reações psicosensoriais e queda da capacidade de produção. Pode-se esperar um aumento de faltas ao trabalho, alta rotatividade de mão-de-obra e perigos para a saúde e riscos de segurança e a produção pode diminuir uma média de 25 a 40%.
Em virtude disso, este apresentará um local de trabalho que será analisado, situado em Criciúma que está localizada a uma latitude 28º40'39" Sul e a uma longitude 49º22'11" Oeste, estando a uma altitude de 50 metros. Está circunscrito em uma área de 190,97 km².
O clima predominante é úmido mesotérmico do tipo temperado, a máxima intensidade pluviométrica ocorre no verão, enquanto a precipitação mínima ocorre no inverno. As temperaturas mais elevadas ocorrem nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, enquanto as temperaturas mais baixas ocorrem nos meses de junho e julho.
Recebe em média de 1.900 a 2.000 horas anuais de insolação solar.
- CARACTERÍSTICAS
2.1 Local de estudo
O local escolhido para o estudo é um escritório de Engenharia, especificamente na sala do diretor da empresa.
A fachada do escritório em análise está voltada para leste. No mês de dezembro após as 14 horas a sala em questão começa a aquecer, e na parte da noite fica superaquecida. O brise soleil projetado para este problema deverá ser em alumínio e ter ajuste para a entrada de sol nos meses de inverno e outono.
...