COMO O RESTAURO INFLUENCIA NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Por: JulyaD • 15/9/2020 • Projeto de pesquisa • 2.766 Palavras (12 Páginas) • 132 Visualizações
FACULDADE CAPIXABA DE VILA VELHA
COMO O RESTAURO INFLUENCIA NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO HISTÓRICO
SIQUEIRA, JULYA DALBEM
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Multivix / Vila Velha
VILA VELHA
2019
SIQUEIRA, JULYA DALBEM
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Multivix / Vila Velha
COMO O RESTAURO INFLUENCIA NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO HISTÓRICO
Projeto de pesquisa apresentado a Matéria de Metodologia de Pesquisa da Faculdade Multivix Vila Velha como Pré-requisito para aprovação na disciplina da professora Laura Paixão.
VILA VELHA
2019
RESUMO
O Patrimônio cultural constitui o testemunho da formação dos povos, é necessário assim a preservação para as futuras gerações, proporcionando a manutenção de sua identidade. É necessário, além da preservação de sua aparência, a garantia de integridade. Para o caso dos patrimônios edificados necessitando de intervenções, devem ser tratados através de projetos de restauração a fim de recuperar o nível satisfatório de desempenho da edificação.
Considerando alguns casos de restauração, o presente trabalho propõe uma metodologia de diagnóstico de como se deve ser a restauração desses edifícios e assim ocasionar uma preocupação para a preservação do mesmo, revelando a sua importância,
Buscando assim melhores analises e procedimentos para identificação dos problemas e soluções, visando recuperar sua integridade sempre.
A metodologia empregada baseou-se numa pesquisa bibliográfica e textual acerca do assunto, resultando na proposta apresentada que visa assegurar o trabalho de preservação do bem cultural edificado e a transmissão de seus significados para as atuais e futuras gerações.
Palavras-chave: patrimônio cultura; patrimônio; restauração.
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 01 – Catedral de Notre Dame, França. 01
FIGURA 02 – Catedral de Notre Dame em chamas, França. 02
FIGURA 03 – Catedral de Salvador, Brasil. 03
FIGURA 04 – interior Catedral de Salvador, Brasil. 04
FIGURA 05 – Retrato de Viollet-le-Duc 05
INTRODUÇÃO –
Neste trabalho de pesquisa, o tema principal é a preservação do patrimônio cultural. O tema foi escolhido devido aos últimos casos de incidentes que ocorreram em patrimônios históricos, também se justifica a escolha do tema a importância do patrimônio histórico.
Possuindo um valor próprio, considerado relevante para a permanência e para a identidade da cultura de um povo, o patrimônio cultural é o legado que se herda do passado e transmiti ao futuro, a preservação dessas memorias estão diretamente relacionadas à conservação, porem o processo de tombamento nem sempre é garantia de perpetuar essas memórias, que muitas vezes se destroem pela falta de incentivos públicos e privados.
No Brasil, a Constituição Federal afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
O patrimônio cultural pode ser classificado como material ou imaterial sendo assim tudo que criamos, valorizamos e queremos preservar. Se abordara neste trabalho os patrimônios materiais, sobretudo de edificações históricas.
Este tema amplo, é apresentado restringindo-se ao estudo do teórico da restauração Viollet-le-Duc. Que será abordado por defender a conservação e a manutenção dos edifícios de modo a evitar a degradação do mesmo e assim manter a história nítida e conservada, e principalmente expor a mesma através da forma física e mais evidente que é a arquitetura.
A presente pesquisa está estruturada em 5(cinco) capítulos, a saber:
Capitulo 1 – Restauro: apresenta-se o contexto sobre a técnica de restauro.
Capitulo 2 – O que é um Patrimônio Histórico: apresenta-se uma explicação da importância do patrimônio.
Capitulo 3 – Catedral de Notre Dame: Aponta-se um pouco da sua importância e relevância.
Capitulo 4 – Catedral de Salvador: Aponta-se um pouco da sua importância e relevância.
Capitulo 5 – Teóricos: Apresenta-se as metodologias, critérios e técnicas de restauração de monumentos empregadas por Viollet-le-Duc.
2. JUSTIFICATIVA
O tema proposto se justifica pela ocorrência de muitos incidentes em patrimônios históricos, como será citado nesse artigo a Catedral de Notre Dame,o que levou a discussões sobre a influencia da restauração na preservação desses patrimônios principalmente no que tange:
- Os motivos que levaram a destruição do patrimônio
- A questão da falta de manutenção correta e os problemas encontrados
- Os valores atribuídos àquele patrimônio, balizadores para a determinação dos critérios a serem adotados nas tomadas de decisões visando a manutenção e recuperação da integridade do bem.
A importância desse estudo pode ser demonstrada inclusive pela contribuição na ampliação de conhecimento em si da população sobre o patrimônio histórico e o seu enorme valor na sociedade. E com isso ocasionar um aumento na preocupação de todos com a preservação e restauração do patrimônio, evitando quaisquer meios de destruição.
- RESTAURO
O Restauro é uma intervenção feita sobre um bem histórico, visando manter sua identidade, seus aspectos característicos de época e sua autenticidade, desenvolvendo-o a uma condição de uso condizente com o original.
Segundo a definição da DIN 31051 é a “Manutenção do estado de funcionalidade ou retorno a este estado”.
Na restauração, devemos preservar as características fundamentais que identifiquem o edifício, que marcam a sua época e o seu estilo construtivo, se atentando-se a fazer o mínimo de mudanças.
...