CONSTRUÇÃO EM BAMBU E MADEIRA
Por: bonillo. • 25/11/2017 • Trabalho acadêmico • 790 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
CONSTRUÇÃO EM BAMBU
Nos dias de hoje, vem crescendo a conscientização ambiental da humanidade. Cada vez mais a população dão preferências a produtos ecológicos, para melhorar o ecossistema e garantir um futuro melhor para todos.
E o bambu se encaixa perfeitamente como material sustentável, que pode ser usado em vários tipos de construções e de diversas maneiras. Como por exemplo: parte estrutural de uma obra, arquitetura e acabamentos, na sua forma mais rústica ou combinado com outros materiais, e ainda pode ser usado como melhor desempenho termo acústico.
Existem varias técnicas de utilização do bambu para construção, desde sua utilização mais simples até formas mais sofisticadas. A mais convencional: são onde as peças se encaixam e são feitas amarrações. Outra forma que pode ser utilizado em formas de Tiras: onde ele é aberto e usado com um tecido que cobre a construção. E na Construções engenheiradas: usa-se parafuso e porca com argamassa para juntar os colmos. Com isso, é possível fazer estruturas tridimensionais.
Além de tudo pode ser utilizado para substituir a madeira, levando em vantagem a flexibilidade, resistência, e baixo impacto das plantações no solo. Podendo ainda ser combinado com outras matérias em construções já existentes. E ainda ser dividido em três sub categorias:
- Colmos de bambu (substituto do aço onde é explorada a tensão e compressão do material. É importante, neste caso, ter uma boa triagem dos colmos já que os cálculos demandam precisão e é usada tecnologia mais avançada)
- Bambu laminado (é feito a parti de tiras de bambu prensadas e coladas e pode ser usadas para substituir madeira em varias situações: pisos, painéis, moveis, forros, vigas, teto, entre outras possibilidades.)
- Materiais compostos (mistura do bambu com outros materiais de construção. Ex.ª: concreto armado, bambu laminado combinado com madeira, polipropileno (termo plástico ).
É notável inúmeras vantagens, sendo ele material tecnológico e barato, flexível e com alta resistência, pouca emissão de carbono, leve, funcionalidade estética, redução do tempo de execução da obra, substitui quase 70 % do cimento, e aço usados para estrutura sem comprometer a sustentação do prédio. Devido sua alta resistência ele ainda pode ser utilizado nas construções de pontes e de grandes estruturas .
As espécies mais indicadas para o Brasil são as Guadua angustifólia e Dendrocalamus giganteus , possuem 24 a 40 metros e por serem de origem tropical.
Assim como a madeira, a durabilidade do bambu esta diretamente ligada a forma de tratamento aplicada, alguns do métodos são:
- Cura ou maturação na mata
- Imersão em agua
- Ação do fogo
- Ação da fumaça
- Métodos químicos com produtos oleosos, oleossoluveis
CONSTRUÇÃO EM MADEIRA
A madeira foi um dos primeiros materiais utilizados nas construções antigas, e é utilizada até hoje por todo o mundo.essa matéria prima tem se mostrado muito vantajosa, pelo seguintes aspectos: durabilidade, resistência ao ataques de cupins, segurança , manutenção, economia de energia se comparado com a construção em alvenaria.
Para o processo de durabilidade e conservação,deve ser iniciado o tratamento da madeira e prolongado até a manutenção, esse tratamento requer técnicas especificas.
...