Cap. 1- "Problemas e conceitos básicos" in Sistemas de cidades em economias adiantadas, Allan Pred.
Por: Isadora Moreira • 28/6/2017 • Resenha • 513 Palavras (3 Páginas) • 672 Visualizações
Cap. 1- "Problemas e conceitos básicos"
in Sistemas de cidades em economias adiantadas, Allan Pred.
As nações economicamente adiantadas consideram esse período desorganizado, inapto e desinteressado, algumas mudanças tanto no âmbito local, regional, nacional ou internacional podem causar grandes transtornos econômicos, político e social, como o desemprego.
A procura por um mercado inter-regionalmente mais igualitário não se da somente pela diminuição do desemprego em determinada região, é necessário uma visão de todas as oportunidades para se certificar que os indivíduos das áreas denominadas atrasadas economicamente consigam sobreviver às oscilações da economia. As desigualdades em relação à geração de desempregos são decorrentes das mudanças inter-regionais da qualidade de vida.
As razoes que intervém no crescimento e desenvolvimento das cidades que são adiantadas economicamente, são muito complexas, dificultando a implementação de um modelo completo e definitivo de sua operação, através disso só são possíveis à criação de modelos para investigar os fatos.
O sistema de cidades é um complexo de cidades nacionais ou regionais que são interdependentes em relação as atividade econômicas, de renda, estrutura ou população de uma cidade-membro que provoca direta ou indiretamente transformações importantes nessas atividades dos membros de todo complexo. Esse sistema de cidade pode-se denominar sistema aberto, onde determinada cidade pode se comunicar com outras em países diferentes e essa comunicação pode afetar o sistema por inteiro.
Com relação ao crescimento e desenvolvimento, os dois requisitos mais importantes no complexo de cidades são suas relações de abertura e fechamento. A baixa interação e grande fechamento esta relacionada às cidades de determinado território que participam de pouco ou nenhum intercambio econômico entre si e as demais cidades.
A baixa interação e pequeno fechamento são as cidades de países ou regiões extensas que não possuem ligação entre si em relação à economia, porém, estão fortemente ligadas no âmbito econômico com cidades do mundo exterior.
Através disso as cidades que são denominadas atrasadas economicamente não interagem o suficiente para se transformarem em cidades regionais e transmissoras de crescimento.
A alta interação e pequeno fechamento são unidades que possuem fortes ligações econômicas com outros membros do complexo e determinadas cidades fazem ligações de bens, serviços, etc com centros estrangeiros. Já a alta interação e grande fechamento se da pela ligação de varias unidades do mesmo complexo e um todo em relações diretas com locais situados alem das fronteiras.
A migração e os efeitos multiplicadores do emprego local e não-local podem ser do sistema de população e atividade. O sistema de população de uma cidade, juntamente com seus arredores rurais entende-se pelos indivíduos que residem naquela área, já as atividades são o que eu os indivíduos que ali residem fazem, essas atividades que formam os seus pacotes diários.
Portanto, a criação de novos empregos e a expansão de atividades podem provocar migrações para os locais em que ocorrem, e o aumento dos empregos pode acontecer localmente ou não, quando ocorre localmente provoca o crescimento local, porem quando a população não possui tempo e qualificação necessária ocorrera à imigração. Já quando não ocorre localmente podem surgir novas ou maiores manifestações de interdependência entre as cidades, e se o sistema não possuir qualificação consequentemente ocasionara novas imigrações.
...