Conceito e aplicação do sistema
Trabalho acadêmico: Conceito e aplicação do sistema. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcia1803 • 8/10/2014 • Trabalho acadêmico • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 392 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. Estapa 1 e 2 5
1.1 Conceito e aplicações do sistema 5
1.2 Vantagens/desvantagens e Benefícios/Limitações do Sistema Joint Venture 5
1.3 Avaliar possibilidades para o investimento 7
1.4 Estratégias a serem utilizadas 7
1.5 Efeitos Contábeis para Investimento no exterior 8
1.6 Risco para a operação 8
1.7 Modelos para operação 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
BIBLIOGRAFIA 11
FONTES DE PESQUISA 11
INTRODUÇÃO
No mundo dos negócios, consolidam-se tendências como joint-ventures, parcerias e alianças estratégicas para fazer frente à globalização e ao comércio internacional. Desta forma, empresas visam aumentar sua participação de mercado, sua rentabilidade e sua competitividade, tornando-se mais produtivas e eficientes que seus concorrentes. Este trabalho abordará a união de duas empresas para explorar oportunidades de negócio, tal aliança estratégica pode oferecer grandes vantagens para as empresas parceiras. Dentre elas, podemos mencionar: compartilhamento de capital e riscos, habilidades e recursos compartilhados, aumento dos lucros e da participação de mercado, economia de escala, redução dos custos produtivos, transferência de tecnologia entre as empresas, união de sinergias e troca de experiências e competências.
1. Estapa 1 e 2
1.1 Conceito e aplicações do sistema
Joint venture é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas independentes juridicamente com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando o lucro, comprometendo as empresas envolvidas a partilharem a gestão, os riscos e os prejuízos. Para a aplicação do sistema é necessário cumprir várias etapas e estabelecer objetivos, estrutura e a sua forma como superar as barreiras em um novo mercado; beneficiar de novas tecnologias; investigar e expandir atividades que tenham em comum; competir de forma mais eficiente e ampliar mercados visando à internacionalização. Existem dois tipos de joint ventures: joint venture contratual (non corporate), na qual não existe a formação de uma nova empresa (não tem personalidade jurídica); e joint venture societária, que implica a criação de uma nova empresa que tem personalidade jurídica própria.
“Empreendimento controlado em conjunto (joint venture)
é o acordo contratual em que duas ou mais partes se
comprometem à realização de atividade econômica
que está sujeita ao controle conjunto.”
(CPC 19 –pg. 3 e 4)
1.2 Vantagens/desvantagens e Benefícios/Limitações do Sistema Joint Venture
As principais vantagens da joint venture é que as empresas envolvidas partilham os riscos e custos dos projetos, o que é essencial tendo em conta que muitos desses projetos requerem um grande investimento na fase inicial. Além disso, a joint venture oferece a oportunidade de diferentes empresas aprenderem umas com as outras, ultrapassando os desafios de forma mais eficiente e competindo no mercado com mais competência. No entanto as desvantagens pode representar um maior risco de fracasso dos objetivos, porque a dinâmica de trabalho entre duas empresas distintas é sempre mais complicada, e a empresa menos competente poderá ser um empecilho para o sucesso do projeto. O objetivo pode ser muito variado, engloba a produção de bens, a prestação de serviços.
No Quadro abaixo segue possíveis vantagens e desvantagens de se formar uma Joint-venture:
Possíveis Vantagens/ Benefícios Possíveis Desvantagens/ limitações
Obter recursos financeiros através da
obtenção de um parceiro. Discordância entre os parceiros sobre investimentos, marketing, ou outras políticas.
Unificação de sinergias e experiências anteriores. Divergência sobre a aplicação dos lucros (Reinvestir x Distribuir mais dividendos).
Proporcionam muito maior controle sobre as operações do que a maioria dos modos de entrada (Licenciamento, Franchising,Contrato de Produção, outros).
Incapacidade de as empresas entrarem em acordo sobre estratégia.
Potencial de retorno – se comparada às formas de menor comprometimento de recursos (Ex. Financiamento).
A propriedade conjunta pode impedir uma multinacional de realizar políticas específicas de produção e marketing em nível mundial.
Capital e riscos compartilhados.
Abuso de poder por parte de uma das empresas. (Geralmente a de maior porte).
Habilidades e recursos compartilhados/ combinados. (Knowhow,conhecimento de mercado, etc).
Se a Joint-venture obtém êxito, o parceiro majoritário pode tentar forçar o parceiro
minoritário para fora do negócio.
Aumento dos lucros e da participação
de mercado.
Proteção de interesses individuais de cada empresa.
Neutralizar a concorrência.
Não aceitação de transferência
de tecnologia (Abrir os segredos
para a outra).
Economia de escala em recursos e processo de fabricação
Defesa de Propriedade intelectual.
Acesso
...