Carta Washington 1987
Por: Raquel Barreto • 18/4/2017 • Resenha • 379 Palavras (2 Páginas) • 893 Visualizações
1 - Carta Washington 1987
Depois 29 anos sem eleições diretas, um novo presidente é eleito no Brasil através da escolha do povo. Dentro desse período ocorreu o congresso onde laçaram a Carta de Washington, que complementa a carta de Veneza.
A carta vai fazer referência às grandes ou pequenas cidades e aos bairros históricos ou centros, tanto no seu ambiente mais natural ou edificado, onde vão expressar seus valores das civilizações urbanas e tradicionais.
1.1 Princípios e objetivos
Os valores a preservar são o caráter histórico da cidade e o conjunto de elementos materiais e espirituais que lhe determinam a imagem, em especial:
- A forma urbana definida pela malha fundiária e pela rede viária;
- As relações entre edifícios, espaços verdes e espaços livres;
- A forma e o aspecto dos edifícios (interior e exterior) definidos pela sua estrutura, volume, estilo, escala, materiais, cor e decoração;
- As relações da cidade com o seu ambiente natural ou criado pelo homem;
- As vocações diversas da cidade adquiridas ao longo da sua história.
1.2 Métodos e Instrumentos
O plano de salvaguarda serve para dar um sentindo agradável bem proporcional nos bairros históricos dentro das grandes cidades. No plano vai estar determinado quais os prédios ou conjuntos deles deverão ser protegidos, a, conservados ou até mesmo em raros casos demolidos. Os espaços dos sítios antes das transformações é criteriosamente documentado.
Outros métodos para sempre serem praticados:
- Manutenção permanente do parque edificado.
- Deverá haver uma adaptação das novas funções e as redes de infraestruturas atuais com a especificidades das cidades históricas.
- Quando necessárias transformações nos edifícios ou construir novos deverá ser respeitada a organização espacial existente. Elementos contemporâneo só poderão ser adicionados se não mexerem na harmonia do todo.
- A rede de transporte (carros, ônibus, motos...) deve ser criteriosamente regulamentada, para que não prejudiquem nem descaracterize o aspecto envolvente das cidades e bairros.
- Já deve ser previsto e todas as medidas preventivas contra as catástrofes naturais e outras perturbações (poluição e vibrações). Tanto pelas cidades históricas quanto pela população.
- A conscientização da população sobre o valor da sua cidade e centros históricos deve acontecer desde cedo, com ações nas escolas. Para que as pessoas valorizem amem e conserve seu patrimônio.
- A salvaguarda requer mão de obra especializada, todos que participam necessitam de uma formação especializada.
...