Ceagesp Analisando Potêncialidades
Por: Gabriel Martins • 16/6/2022 • Trabalho acadêmico • 1.969 Palavras (8 Páginas) • 99 Visualizações
[pic 1]
FAUS – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SANTOS
Artigo do Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo
Ana Paula Gibim
Gabriel Henrique Martins
Santos 2021
FAUS – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SANTOS
Artigo do Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo
[pic 2]
Santos 2021
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - MLP SP, 1976.....................................................................................06
Figura 2 - ETSP, 1970........................................................................................08
Figura 3 – Primeiro varejão da CEAGESP, 1979...............................................09
Figura 4 - Feira de Flores, 1967.........................................................................11
Figura 5 – CEAGESP, 2009...............................................................................12
SUMÁRIO
1. Introdução…………………………………………………………………...….05 | |
2. Desenvolvimento ……………………………..…..…………………………...06 | |
3. Conclusão……………………………………………………..…………..…...13 | |
4. Referências Bibliográficas………………………………………………...….14 |
- INTRODUÇÃO
O objeto de análise deste artigo é um dos pavilhões do segundo maior centro de distribuição de alimentos do mundo, situado na Vila Leopoldina, zona Oeste da cidade de São Paulo, 1 nas margens do Rio Pinheiros, próximo ao entroncamento das marginais Tietê e Pinheiros. Projetado em 1962 pelo escritório técnico coordenado pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, o Pavilhão do Mercado Livre do Produtor (pavilhão do MLP) do Entreposto Terminal de São Paulo – ETSP, pertencente à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo - CEAGESP é uma peça que chama atenção por suas dimensões, espacialidade e uso. O complexo do ETSP em si carrega diversos atributos superlativos, é um espaço de atividades vibrantes, de ininterruptas trocas comerciais, por onde circulam diariamente 50 mil pessoas e 12 mil veículos e onde o pavilhão do MLP ocupa um lugar central, não só em termos literalmente 3 geométricos, mas também pela variedade de dinâmicas que se dão sob sua cobertura de concreto protendido, num térreo livre com 450 metros de comprimento por aproximadamente 40 metros em sua seção transversal.
Palavras-chave: CEAGESP; São Paulo; História; cultura; estética.
- DESENVOLVIMENTO
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) surgiu em maio de 1969, da fusão de duas empresas mantidas pelo governo do Estado de São Paulo: o Centro Estadual de Abastecimento (CEASA) e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CAGESP). Em 1977, a CEAGESP ampliou o Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP), construído em 1964 no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, chegou-se ao recorde de 6,2 mil toneladas de produtos vendidos em um só dia. A marca superou o maior mercado do mundo, o Paris-Rungis, na França.
Figura 1: O Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP), construído em 1964
[pic 3] Fonte: Acervo CEAGESP.
Hoje, o ETSP, que foi inaugurado em 1966, é considerado um dos maiores centros de comercialização atacadista do planeta, com a movimentação média de 280 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados, flores e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) a cada mês.
No final dos anos 70, a empresa iniciou o processo de descentralização, com a inauguração, em São José do Rio Preto, da primeira unidade de comercialização fora da capital. Atualmente, a Companhia mantém 12 centrais de abastecimento no interior, próximas a polos de produção e consumo.
Na mesma época, a CEAGESP também investiu no atendimento ao consumidor. Em 1979, criou o primeiro varejão com produtos frescos a preços controlados. Em 1983, vieram os sacolões para vender legumes e verduras por quilo a preço único. Em 1984, surgiram os comboios, que funcionavam como minivarejões. Finalmente, em dezembro de 1994, houve a implantação do varejão noturno no ETSP.
A rede de armazenagem também acompanhou o crescimento da Companhia. Em 1970, foram construídos os primeiros silos (grandes depósitos, em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas) horizontais do país, acoplados a graneleiros (locais que recebem ou abrigam mercadorias a granel). Na época, a rede recebia os estoques reguladores do Governo Federal, comprados em vários estados e armazenados em cidades do interior de São Paulo.
A partir de 1986, os armazéns da empresa passaram a acondicionar açúcar ensacado, por conta da expansão da cultura de cana-de-açúcar que, ao lado da laranja, assumiu a liderança da agricultura paulista. Em 1997, a CEAGESP foi federalizada e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e em 2019, ao Ministério da Economia.
Figura 2: O Entreposto Terminal São Paulo (ETSP)
[pic 4] Fonte: Acervo CEAGESP.
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo é uma empresa pública federal, sob a forma de sociedade anônima, vinculada ao Ministério da Economia e representa um importante elo na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas. Ela tem como objetivo que a produção do campo, proveniente de vários estados brasileiros e de outros países, alcance a mesa das pessoas com regularidade e qualidade. Para tanto, conta com duas unidades de negócios distintas e que são complementares: a armazenagem e a ente postagem.
...