TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Civil: Inovatec System, Um Novo Método Construtivo

Por:   •  27/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Inovatec System, um novo método construtivo!

Introdução: 

  • No mercado da construção civil a busca por inovações segue em ritmo acelerado, sempre tentando criar soluções para melhor atender as necessidades dos clientes e o meio ambiente. Novos métodos construtivos vêm revolucionando o setor imobiliário. Alguns deles já estão disponíveis no mercado brasileiro e estão substituindo às obras de alvenaria, inclusive no segmento de residências populares.
  • Com isso hoje vamos falar sobre um novo método construtivo que já foi utilizado em Curitiba/PR. No distrito industrial da cidade foram construídas como um tipo de teste para implantação de novas casas populares na região, uma tecnologia chamada Inovatec System. O protótipo passou por diversas avaliações, para adaptá-lo corretamente às condições locais. Após o sucesso da construção, a ideia, agora, é inseri-lo ao programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal

[pic 6]

Oque é?

  • O Inovatec System é um sistema construtivo ecológico, que possui reconhecimento mundial e que possui selo verde, emitido pela United States Green Building Council. Trata-se de uma estrutura composta de materiais sintéticos obtidos a partir de processos industriais que substitui a alvenaria convencional.

[pic 7]

[pic 8]

A sua ideia é baseada em processos náuticos e aeroespaciais. Para confecção das estruturas são combinadas fibras de vidro, resinas epóxicas e polisocianurato. Pode ser utilizada para erguer edificações térreas, tais como: residências, hospitais, escolas, armazéns e outros.

Características do sistema

  • Os painéis monolíticos estruturais especiais empregados no Inovatec System possuem densidade de 35kg/m³ a 45kg/m³. Elas não necessitam de estruturas auxiliares (pilares, vigas e armações metálicas), como em outros sistemas construtivos, já que são por si só estruturais. Eles são desenvolvidos na indústria e levados prontos para o canteiro de obras, já na medida e com os cortes dos vãos, instalações elétricas e hidráulicas embutidas. 
  • Podemos destacar as seguintes características:
    – Resistência a ventos de até 250 km/h;
    – Resistência a variações de temperatura;
    – Resistência à ação da maresia, de fungos e bactérias;
    – Alta impermeabilização;
    – Não inflamável;
    – Não tóxico;
    – Baixo nível de manutenção, apresentando menos fissuras, infiltrações, emboloramentos e outros tipos de deteriorações.

Vantagens e desvantagens

  • Um dos maiores benefícios do uso dessa tecnologia é que utilizando ela se pode erguer uma edificação simples em cerca de quarenta e oito horas, algo que é realmente importante para quem busca reduzir custos e prazos de uma obra.
    Essas unidades de habitações pré-fabricadas são muito seguras e apresentarem grande durabilidade. Sua eficiência garantem economia de recursos, limpeza e ordem do local. Tudo isso é bastante positivo, tanto para o construtor, quanto para seus clientes e a natureza.
  • Como desvantagem surge o custo, dependendo da disponibilidade no país, ela pode custar um pouco mais do que as de alvenaria tradicional.

Método de construção

  • Embora a tecnologia seja nova no país, ela já é utilizada há anos nos Estados Unidos. O primeiro passo é a criação da base para estrutura, para isso é feito um radier. Após isso, os painéis são instalados sobre perfis metálicos, nos formatos de ‘H’ e ‘U’ – de acordo com o projeto de montagem da edificação. Esses reforços são fixados à fundação por meio de parafusos parabolt[pic 9][pic 10]
  • A união entre suas placas é feita através de uma cola a base de resina epóxi, de grande resistência – um sistema de soldagem química a frio, chamado de Inovatec Bond. Todas as faces são, então, revestidas com um compósito reforçado com fibra de vidro.[pic 11]
  • A fase final da construção é o acabamento. As paredes internas, assim como a face interna da cobertura, devem ser revestidas com placas de gesso acartonado. É recomendado que certos ambientes, como banheiros e cozinhas, sejam revestidos com placas cerâmicas. Os demais planos podem receber a aplicação de pintura comum, a base de tinta acrílica

[pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (315.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com