Curso de Arquitetura e Urbanismo Estética e História da Arte
Por: mihpos • 9/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Estética e História da Arte
Professora: Me. Sirlei Maria Oldoni
TRABALHO
Aluno(a): Mirela Possemai.
Fichamento Apostila:
Introdução -
A arte é a criação humana com valores estéticos, beleza, equilíbrio, harmonia e revolta, o qual define podendo emoção, história, sentimento e cultura. Onde aplica-se o conhecimento para a realização dessas obras, podendo ser encontrada em tetros, na dança, pintura, no cinema, na arquitetura e entre outros. Em alguma obras o apreciador pode além de observar, também participar (DIAS, 2019).
“Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Hoje, alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para comunicar-se” (DIAS, p. 04, 2019).
A arte foi criada como meio de vida, para que os artistas possa se comunicar expondo seu pensamento, crença ou de outras pessoas. Para se distrair, estimular o próprio criado ou de quem a vê (DIAS, 2019).
A Arte é muito importante para o mundo, pois é usada para decorar, espelhar o mundo naturalista, para ajuda utilitária no dia-a-dia, explicar e descrever história, cura de doenças e explorar o mundo. Atualmente vivemos em um mundo mais moderno, com inovações tecnológicas e diversificados tipos de arquitetura e cor, isto é, devido a arte (DIAS, 2019).
Ela nos transmite conhecimento, experiências e alta capacidade de imaginação. Cada artista apresenta um estilo diferente e único, podendo fazer parte de períodos distintos, como por exemplo: renascimento, impressionismo, cubismo, surrealismo e entre outros. Desse modo, eles criam uma identidade (DIAS, 2019).
As ideias se espalham pelo mundo através de exploradores, comerciantes, vendedores e artista. Também há o processo tecnológico em que se espalham por meio da fotografia, arqueologia, televisão, rádio e internet (DIAS, 2019).
“Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 com sideramos o início da Arte Moderna e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna” (DIAS, p.04, 2019).
Pré-história:
A pré-história é um dos períodos mais fascinantes, em que ocorreu antes da época da escrita, por isso não havia documentos e as histórias eram contada por meio da arte rupestre. A única forma de saber como viviam é devido as pesquisar antropólogas (DIAS, 20019).
Paleolítico Inferior:
Aproximadamente 500.000 a. C a 25.000 a. C, onde ocorreram os primeiros hominídeos, o qual usavam a caça e coleta, descobriram o controle do fogo. Seus instrumentos de sobrevivência era pedra, pedra lascada, madeira, osso (facas) e machados (DIAS, 20019).
Os nômades, utilizavam a pintura rupestre, feitas nos rochedos e paredes de caverna. Representam a natureza e os animais em percepção do ponto de vista. Há uma pesquisa que os caçadores eram responsável por desenhos, pois acreditavam que desde que possuísse a imagem do animal ferido eles poderiam mata-lo (DIAS, 20019).
Paleolítico Superior:
Nesse período foi utilizado instrumento de marfim, osso, madeira, e pedra para fazer machado, arco-e-flecha, anzol e entre outros. Foi também o desenvolvimento da pintura e escultura, e observa a ausência da figura masculina (DIAS, 20019).
“Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Destaca-se: Vênus de Willendorf” (DIAS, p. 05 20019).
Neolítico:
Os instrumentos são: pedra polida, enxada e tear. Iniciou-se o cultivo do campo, e os artesanatos eram praticados em cerâmicas e tecidos. Nesse período surge os primeiros arquitetos do mundo, com a construção de pedras (DIAS, 20019).
Desse modo, ocasiona um rápido aumento na população, desenvolvendo-se as primeiras instituições, com família e a divisão do trabalho. Conseguiram reproduzir o fogo através do atrito, e assim atribuindo ao trabalho com metais (DIAS, 20019).
O caçador de paleolítico passa a ser camponês, desenvolvendo sentidos pela abstração e racionalização, surge então, o estilo geometrizante (sinais e figuras) para produzir seres. Aqui o tema de arte mudam para a vida coletiva (DIAS, 20019).
Na cerâmica o trabalho era realizado com a preocupação na estética, e na arquitetura utilizavam pedra, duas verticalmente no chão (paredes) e uma grande na horizontal (teto). O Santuário de Stonehenge, no sul da Inglaterra, pode ser considerado uma das primeiras obras da arquitetura que a História registra (DIAS, 20019).
Idade dos Metais:
Houve aparecimento de metalúrgicas, cidades, invenção das rodas, a escrita e arado de bois (DIAS, 20019).
Antes da pintura nas paredes da caverna, o homem fazia ornamentos corporais, como colares e, depois, magníficas estatuetas, como as famosas Vênus (DIAS, 20019).
Fichamento livro:
Capítulo 1
Paleolítico Superior:
Surge quando os pesquisadores registram as primeiras manifestações, como é o caso da pré-história, encontrada nas cavernas de Niaux na França, Altamira e na Espanha. Como passaram tempo pesquisando dentro das cavernas, os homens Paleolítico Superior, com o desenvolvimento da própria inteligência, deram início da produção de artista, pintando animais e cenas de caças nas paredes e nas rocha, chamando de arte rupestre. Pois esses homens acreditavam em ter um poder sobre o animal, quando produziam sua imagem ferido em um desenho, tinham o poder de mata-lo (PROENÇA, 2005).
...