Designers Ronan e Erwan Bouroullec
Por: Bruna Zanatta • 11/9/2016 • Relatório de pesquisa • 662 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
FACULDADE AVANTIS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
BRUNA ZANATTA
THALITA MONTANARI
RONAN E ERWAN BOURELLEC –
A CADEIRA VEGETAL
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
2016
FACULDADE AVANTIS
BRUNA ZANATTA
THALITA MONTANARI
RONAN E ERWAN BOURELLEC – A CADEIRA VEGETAL
Projeto de início de semestre apresentado para a disciplina de Arquitetura de Interiores, da Faculdade Avantis.
Professores: Williana Giacomelli
Acadêmicas: Bruna Zanatta e Thalita Montanari
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
1. INTRODUÇÃO
Ronan e Erwan Bouroullec são irmãos e designers em Paris. Nascidos em 1971 e 1976 respectivamente, trabalham juntos há cerca de 15 anos. Seus trabalhos abrangem um campo grande, que vai desde a concepção de pequenos objetos como joias para arranjos espaciais e arquitetura, do artesanato de escala industrial, a partir de desenhos de vídeos e fotografias.
Os designs dos irmãos fazem parte de coleções permanentes em vários museus internacionais, como: D'Art Moderne Musée National - Centre Pompidou e Museu de Artes Decorativas de Paris, o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Art Institute of Chicago, o Museu do design em Londres, e o Museu Boijmans van Beuningen em Roterdão.
De acordo com Erwan[1] os designers de antigamente proporcionou uma base sólida para seu trabalho. Conforme abaixo:
Para mim, o design contemporâneo fica no topo de duas colunas enormes: uma foi criada pelos designers americanos como Eames, que era tão inovador nas décadas de 40 e 50, e cujo uso da tecnologia teve um impacto tão incrível", "E a outra coluna é composta pelos designers italianos dos anos 70 e 80, que criaram toda uma nova tipologia para a vida moderna.
2. A CADEIRA VEGETAL
Ronan e Erwan desenvolveram muitos protótipos e fizeram uma intensa exploração da tecnologia de moldagem por injeção, para criar a cadeira Vegetal. Seu objetivo era criar uma cadeira que lembrasse a vegetação natural, e que incorporasse força, estabilidade e o conforto ao mesmo tempo. Os irmãos queriam uma cadeira que “brotasse como uma planta”, almejavam criar uma estrutura original com base em uma forma complexa, aliado a um interesse por técnicas super avançadas – como o plástico injetado – que permitem números de produção em massa.
[pic 1][pic 2]Imagem: Desenho da cadeira vegetal
Fonte:http://www.artecapital.net/arq_des-83-um-objecto-de-ronan-e-erwan-bouroullec
O desenvolvimento da cadeira foi um longo processo colaborativo entre os designers e a equipe de Egon Bräuning, chefe do Departamento de Desenvolvimento da Vitra, devido a complexidade dos desenhos iniciais, onde a cadeira possui a fluidez e elegância de uma planta e a intenção de criar um objeto poético.
Para que conseguissem seguir os princípios de ramificação de uma planta e ao mesmo tempo a geometria realista de uma cadeira, os designers e a equipa da Vitra precisaram desenhar e redesenhar – manualmente, ou através de um software de modelagem virtual – simultaneamente com o desenvolvimento de protótipos.
...