Dos Princípios às práticas: Criando uma arquitetura sustentável para o século XXI
Por: marixqq • 29/10/2018 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1]
ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina: Optativa II – Eficiência Energética nas Edificações
Professora: Flavia Gaio Gonzaga
Mariana de Moraes Borges¹
- Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, mari.xq@outlook.com
RESENHA
No texto “Dos princípios às práticas: Criando uma arquitetura sustentável para o século XXI” de William McDonough com Michael Braungart do livro “O campo ampliado da arquitetura” fala sobre o documento “The Hannover Principles: Design for Sustainability”, que ressalta a interação entre o ambiente construído e o ambiente natural e questões básicas de sustentabilidade.
McDonough e Braungart creem que o conceito de resíduo deve desaparecer para dar lugar ao de produção reutilizável e esperam que a prática desses princípios leve à próxima revolução industrial.
Eles dizem que a doutrina convencional sustentava que, usando menos energia e limitando quantidades de químicos tóxicos, garantiria um mundo sustentável. Mas o princípio criado sugere que, em vez de tentar atenuar os efeitos destrutivos, a eliminação do conceito de desperdício exige que passemos a enxergar nossos projetos de uma forma inteiramente positiva.
O princípio propõe que, em vez de considerar os materiais como um problema, o pensamento baseado no ciclo “do berço ao berço” os encara como nutrientes que formam um ciclo que tem dois modos sustentáveis, tornando biodegradável ou infinitamente reciclável.
O texto é de grande relevância para todas as pessoas, não só do ramo da construção civil, pois é de fácil compreensão e abrange todas as áreas, trazendo reflexão e conscientizando sobre a importância da sustentabilidade e no pensamento de um futuro onde a indústria e a ecologia, a natureza e a cidade possam florescer juntas.
...