Dossie de Educação Comparada
Por: marychele • 9/10/2016 • Exam • 1.604 Palavras (7 Páginas) • 560 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h
[pic 3][pic 4][pic 2]
UNIDADE 1
EDUCAÇÃO COMPARADA
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
Com base em suas leituras e no texto da autora Martha Marcondes (2005), “Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações”, disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/715/71570107.pdf (Anexo 01), responda as questões e 1 a 3:
- Quais as finalidades da educação comparada?
R: A educação comparada tem como finalidade orientar nas mudanças profundas que vem ocorrendo nas sociedades em escala mundial.
2. Que possíveis contribuições para a educação, favorecem o estudo da educação comparada? Cite pelo menos três.
R: Contribui para conhecer a realidade de cada sociedade, para que possa ter abordagens teóricas do processo de globalização.
Contribui na investigação de comparar os problemas existentes em outros lugares e procurar não repeti-los.
Contribui para uma melhor compreensão de educação valorizada.
Tem como proposito comparar sistemas educacionais e se empenhar em organizar os respectivos sistemas nacionais de ensino, a fim de aprender com a experiência dos outros e organizar seu próprio sistema de ensino.
3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.
R: Não basta apenas descrever e comparar, é preciso interpretar a educação de cada instituição, para compreender o sistema educativo é preciso levar em conta seu contexto social.
4. Qual é o papel da educação comparada na globalização referente os aspectos econômicos, sociais e culturais?
R: O processo de globalização vem ocasionando mudanças profundas na sociedade e no âmbito acadêmico, em virtude da independência crescente entre os países já não tem mais sentido as concepções tradicionais de nação de sociedade nem o exclusivismo de ideias, cada nação necessita conhecer as realidades de seus parceiros a atualidade enfatiza a lida com a pluralidade cultural. A educação comparada passa a ser valorizada como elemento significativo para uma melhor compreensão das influencias do processo de globalização nas politicas educativa.
5. Liste as principais ideias do texto de Somers e Jones (2009) intitulado “Ações afirmativas na Educação Superior: o que acadêmicos brasileiros podem aprender da experiência americana”. Link para acesso: (Anexo 02)
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/5770/4207
R: Descriminação sexual, Descriminação racial, Educação superior.
UNIDADE 2
A EDUCAÇÃO NO BRASIL
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
Pesquise sobre a educação no Brasil. Além dos sites indicados, você deverá consultar outros sites para o complemento de sua pesquisa, e, após a realização de suas leituras, responda as questões a seguir:
- Como está dividido, em níveis e modalidade de ensino, o sistema de ensino brasileiro?
R: Educação infantil – Período de 0 a 3 anos é denominada creche, crianças de 4 a 6 anos é chamado de Pré- Escola.
Ensino Fundamental - Com duração de 9 anos, é destinado entre as crianças de 6 e 14 anos.
Ensino Médio – É a etapa final da educação básica, o ensino médio esta estruturado em três anos, tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, além da preparação para a vida e para os primeiros passos no mercado de trabalho.
Ensino Superior, Educação a Distancia,
Educação Especial, EJA Educação para jovens e adultos.
- Qual a lei que aponta a necessidade e obrigatoriedade de formação em nível superior dos professores da educação infantil e ensino fundamental - anos iniciais? Cite e comente o artigo.
R: Leis Diretrizes e Bases
3. Os dados revelam que há ainda no país 1,5 milhão de analfabetos jovens (entre 15 a 29 anos), dos quais 44,8% frequentaram a escola. Ou seja, emerge aqui o problema da baixa qualidade do ensino. (DADOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - 28/01/2010 19h25) – Comente a respeito do problema do analfabetismo no Brasil ( Mínimo de 10 linhas).
R: O analfabetismo do Brasil vinha em queda constante desde 1998, voltou a crescer o ano passado. O índice de analfabetismo no Brasil ainda é grande tendo milhões de analfabetos acima de 15 anos, varias crianças e adolescentes abandonam as escolas, por acreditar que o método de ensino é arcaico sem inovações, gerando insegurança, insatisfação pessoal e falta de motivação. Para melhorar essa visão a escola deve manter uma politica educacional voltada para atender a diversidade, por meio de planos de ação que valorizem habilidades e potencialidades de cada um. Os professores e educadores devem estar preparados para orientar, trabalhar com propostas inovadoras, métodos que incentivem os alunos a continuar nas escolas.
4. Atualmente o Brasil ocupa a 80ª posição no ranking da UNESCO na qualidade da educação. Quais os principais causas que levam a esta posição?
R: Os elevados índices de repetência e de abandono da escola no Brasil foram apontados em relatório da Unesco como principais causas que levam a posição de 80º no ranking da Unesco.
5. Selecione cinco dos maiores problemas da educação básica no Brasil, relacionando as sugestões para possível solução.
R: O Brasil tem uma alto índice de abandono nos primeiros anos iniciais da educação, cerca de 13,8% dos brasileiros abandonam os estudos no primeiro ano. Na avaliação da Unesco existem fatores que contribuem para que a educação no Brasil seja tão ruim, a baixa qualidade de ensino, estrutura física precária das escolas, numero baixo de horas em sala de aula, o aumento da pobreza, crise financeira que reprime o desenvolvimento do país, corte dos orçamentos públicos são alguns dos fatores.
...