TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drywall vantagens e desvantagens

Por:   •  22/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

Vantagens e desvantagens

O uso de uma parede seca é o mesmo de uma alvenaria comum, mas deve ser utilizado apenas em divisões internas. Seu uso tem aumentado mais do que a média de crescimento da construção civil em geral E assim como qualquer outro material, o drywall apresenta suas vantagens e suas desvantagens.

Para atendar as exigências das normas de desempenho, incluindo resistência ao fogo, o sistema de gesso acartonado passa por rigorosos testes e ensaios em laboratórios, como por exemplo, o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT). A ainda, antes de poder ser usado, ele passa por um controle de qualidade, para garantir medidas exatas e acabamentos impecáveis. O que não vem a acontecer com a parede convencional, que depende não só da qualidade dos materiais como também de mão de obra qualificada.

  1. Vantagens:

1.1. Facilidade e rapidez na montagem. O drywall é comercializado em grandes chapas com 1,20m de largura e comprimento de 1,80m a 3,60m. Por isso torna mais rápida a montagem.

1.2. A construção de paredes de gesso acartonado, em larga escala, é muito mais econômica pelo fato de gerar mínimo desperdício.

1.3. As placas e perfis metálicos que compõe o drywall são materiais reaproveitáveis, o que torna o drywall um material muito mais sustentável do que a alvenaria comum.

1.4. Maior facilidade de executar paredes curvas, recortes e nichos.

1.5. Quando o espaço é pequeno, o drywall pode ser construído com espessura de 7,5cm. O que é impossível em uma parede de alvenaria comum.

1.6. As reformas com o drywall são mais simples, basta desmontar o sistema e descarta-lo. O mesmo acontece com a manutenção das instalações da casa como elétrica e hidráulica. Basta rasgar a região necessária que depois será rapidamente reconstruída.

1.7. O sistema é mais leve que a parede normal devido a sua composição, o que alivia a sobrecarga na estrutura da edificação.

1.8. Quando o sistema é “recheado” por lã mineral ou de vidro e reforçado com mais chapas de gesso acartonado, o sistema isola mais o ambiente, dissipando e enfraquecendo a onda sonora. Quando não, o ar entre as placas funciona para o som como uma barreira.

1.9. O drywall possui a superfície lisa e portanto, dispensa-se reboco e a massa corrida resume-se as emendas das placas.

  1. Desvantagens:

2.1 As paredes de drywall perdem parte de sua resistência quando submetidas a altas temperaturas.

2.2. Para sustentar sobrecargas maiores de10kg, é necessário fazer a fixação no perfil metálico. Para pesos superiores a 18kg, é necessário fazer um reforço com chapas ou perfis de aço ou madeira. Se esse reforço não for planejado antes da construção, será necessário abrir uma das faces da parede.

2.3. Para instalações de ganchos na parede que irão sustentar um peso considerável, como uma rede de balanço, por exemplo, é necessário fazer um calculo estrutural e fazer uma estrutura independente daquela usada para fixar as placas.

2.4. Há proliferação de insetos nos vazios do painel.

2.5. As placas de gesso não podem ter contato direto com a água e, portanto, não são indicadas para áreas externas. Existem as placas verdes que são especiais para áreas molhadas, mas também só funcionam com revestimento cerâmico e custam até 20% mais caro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com