ESTUDO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS BIM PARA PROJETAÇÃO EM ARQUITETURA, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO.
Por: Wellington Alves • 18/5/2015 • Relatório de pesquisa • 289 Palavras (2 Páginas) • 537 Visualizações
PRODUÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
SEMESTRE: 2015.1
PROFESSORA:
FRANCISCA FLAVIA P. LOPES
DUPLA:
JOSÉ WELLINGTON FERREIRA ALVES (1514374);
JOSÉ WALBER URCEZINO DE OLIVEIRA (1516114).
ARTIGO:
ESTUDO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS BIM PARA PROJETAÇÃO EM ARQUITETURA, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO.
ANALISE DO ARTIGO:
PROBLEMAS LEVANTADOS, OBJETIVO GERAL E METODOLOGIA DE PESQUISA.
RELATÓRIO DE ARTIGO PESQUISADO
Problema: o autor não apresenta de maneira clara e objetiva o problema no seu estudo, na verdade ele procura apresentar e avaliar o software BIM (Building Information Modeling) como nova ferramenta tecnológica para execução de projetos para construção civil, buscando a eficiência e eficácia dos resultados.
Objetivo geral: Conhecer os programas computacionais para o processo de projeto baseado da modelagem de informação da construção (BIM) disponível no mercado, identificando as principais vantagens e desvantagens dos programas, relacionadas ao processo de modelagem, recursos de visualização, formas de associação de informação e a capacidade do sistema comunicar-se de forma transparente, comparando com outros softwares utilizados para execução de projetos.
Metodologia de pesquisa: Inicia-se através do estudo literário do Software (BIM), pesquisando suas informações em livros, teses, dissertações e materiais apresentados pelos fabricantes. Em ordem, a metodologia aplica-se primeiramente no levantamento de programas desse sistema através da Internet, na classificação dos programas levantados segundo sua área de aplicação e na escolha do primeiro programa a ser válido.
O Sistema a ser testado nos estudos foi o RevitArchiteture, do mesmo fabricante do AutoCad (a AutoDesk), sistema voltado para a modelagem de projetos arquitetônicos, que, através de apostilas e outras fontes de ajuda do sistema, analisou-se as ferramentas e suas finalidades. Foram encontradas algumas dificuldades na versão 2009, pois havia a necessidade de pesquisas em tutorias para suas duvidas, porém a versão que veio logo após (a RevitArchiteture 2010), bem melhor que a versão anterior, que por através de treinamentos, deu-se continuidade o estudo.
...