Ensaio técnico: Ensaio de compressão
Por: ANACAROLINAEC • 14/6/2018 • Seminário • 586 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
Ensaio técnico: Ensaio de compressão
Data da prática realizada: 23/05/2018
Corpos de prova: Concreto em formato cilíndrico (NBR 5739 – ABNT)
Local: Laboratório de Materiais – Ceuma Renascença
Ensaio técnico: METALOGRAFIA – Preparação de amostras
Data da prática realizada: 23/05/2018
Local: Laboratório de Materiais – Ceuma Renascença
As grandes exigências requeridas para um projeto é a resistência á compressão. Nesses casos, o projetista deve especificar um material que possua boa resistência à compressão, que não se deforme facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando for solicitado por esforços de compressão. A compressão é um resultado da aplicação de uma força axial a um material, resultando em uma redução em seu volume.
Em ensaios de compressão realizados em concretos, são produzidos corpos de prova com dimensões padronizadas de acordo com a NBR 5739, que seguem normas de especificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e são submetidos a uma força axial distribuída de modo uniforme em toda seção transversal do corpo de prova. Este tipo de compressão é o mais indicado para avaliar essas características de materiais frágeis, como o caso do concreto.
Desde o momento em que o concreto é preparado até a aplicação na obra, há uma série de fatores que podem colocar em risco sua resistência e desempenho. A necessidade e a finalidade da realização de ensaios técnicos, se dá pela importância de verificar, a capacidade real de resistência de uma determinada quantidade de concreto e assim, determina-se o melhor material a ser utilizado na obra.
Já os ensaios metalográficos, consistem na preparação de amostras e materiais, onde passam por diversas etapas para realização do ensaio, tais como : Corte - onde a amostra a ser analisada deve ser cortada de forma a não sofrer alterações pelo método de corte; Embutimento - tendo a função de proteger os materiais frágeis ou revestidos durante a preparação, além de facilitar o manuseio; Lixamento - é um dos processos mais demorados da preparação de amostras metalográficas, que tem por objetivo eliminar riscos marcas mais profundas da superfície dando um acabamento a esta superfície, preparando-a para o polimento; e o Polimento - visa um acabamento superficial polido isento de marcas, utiliza para este fim abrasivos como pasta de diamante ou alumina, sendo este último de bom custo/benefício. É de extrema importância que haja a realização dessas etapas com rigor, pois servem como instrumento de controle da qualidade de aços utilizados na construção civil.
Contudo, a realização dos ensaios em si foi muito satisfatória, visto que foi nos apresentado os conceitos em sala de aula, motivando os alunos a adquirir conhecimentos práticos e essenciais para um futuro engenheiro.
Referências:
http://www.cimentoitambe.com.br/novas-regras-para-o-ensaio-de-compressao-doconcreto
http://profpaulofj.webs.com/oqueeparaqueserve.htm
COLPAERT; Hubertus. Metalografia dos produtos siderúrgicos comuns, 3ª Edição, Editora Edgarg Blücher Ltda, São Paulo – 1974.
...