Ensaios de materiais - ensaio de tração
Por: Raphael Lyra • 15/8/2018 • Ensaio • 616 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
CAMPUS VITÓRIA
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Realizado em: 09/05/2018
Data da entrega: 24/05/2018
Nota:
Professor: Rogério Bolzan Mathias
Turma: V19-G2
ENSAIOS DE MATERIAIS – LABORATÓRIO DE ENSAIOS MECÂNICOS
TÍTULO:
NBR ISO 6892 - Ensaio de Tração à temperatura ambiente.
NOME DOS ALUNOS
1- Lucas Magnago de Oliveira
2- Raphael Lyra
ÍNDICE
1- OBJETIVOS
03
2- INTRODUÇÃO
04
3- MATERIAIS E MÉTODOS
05
4- DESENVOLVIMENTO
06
5- RESULTADOS
07
5- CONCLUSÕES
07
6- REFERÊNCIAS
08
1- Objetivos
Avaliar um corpo de prova de latão analisando e identificando suas propriedades físicas e possíveis falhas, com o intuito de verificar se o material utilizado está aprovado ou não para uma futura utilização.
2- Introdução
É por meio dos ensaios dos materiais que é verificado as propriedades que os materiais apresentam e serão adequados a um determinado uso. Um uso adequado de um material para fabricação de um componente garante seu funcionamento como também seu custo benefício. Podemos classificar os ensaios de materiais cem dois tipos: Os destrutivos (ED) e os não destrutivos (END).
OS ensaios destrutivos são realizados em materiais por meio da confecção de corpo de prova padronizado por norma, para a verificação de descontinuidades ou falha na estrutura e identificação de suas propriedades alterando característica/s (física, química ou mecânica) do material. OS ED estão entre as principais ferramentas de controle da qualidade de materiais e produtos e são bastante utilizados nos setores de petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel celulose, entre outros.
Atualmente os métodos comuns de ED são: tração, compressão, cisalhamento, dobramento, dureza, torção, impacto, fadiga, entre outros. Sendo o de tração o utilizado para esse relatório.
A finalidade do ED de tração é afirmar que todas as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas e todo seu corpo, sendo feito com uma velocidade lenta o ensaio de tração permite medir adequadamente a resistência do material.
No ensaio de tração o corpo de prova é submetido a um esforço longitudinal, as extremidades recebem garras de equipamento de medição, a partir das medidas de cargas e os respectivos alongamentos, constrói-se a curva tensão-deformação. (fem.unicamp - Resistência dos materiais, Trabalho: Relatório de ensaio de tração com materiais poliméricos - pdf)
A curva tensão-deformação demostra: o limite de resistência mecânica; limite de escoamento; o modulo de elasticidade e até mesmo o limite de ruptura. (materiais.gelsonluz – ensaio de tração)
- Limite de elasticidade: Máxima tensão que o material pode suportar sem apresentar deformação permanente após a retirada da carga.
- Limite de escoamento: se caracteriza por um aumento relativamente grande na deformação,
...