Escritores da Liberdade
Por: carolpss • 27/9/2016 • Relatório de pesquisa • 257 Palavras (2 Páginas) • 493 Visualizações
O filme Escritores da Liberdade narra a história de uma professora, recém-formada, que chega cheia de ideias românticas e de sonhos que procura fazer a diferença em sua profissão, chamada Erin Gruwell, que aceita o desafio de dar aulas em uma escola que tem um grande conflito social e étnico entre os alunos e considerados problemáticos. No início, a relação de Erin com os alunos não é muito boa, mas ela não desiste. No lugar dos alunos ser empenhados em atividades sociais, são um grupo de jovens desligados, e ao invés da direção da escola e dos outros professores apoiar, desacreditavam que os alunos poderiam tem potencial.
No passado a escola era considerada uma das melhores, com a entrada desses alunos, perdeu os melhores alunos e passou ser vista como uma das piores. O dia a dia desses jovens é violência, droga, prostituição, entre outros e acabam transformando a escola em um lugar de constantes confrontos de gangues.
Erin enfrentou muitas dificuldades para alcançar seus objetivos. Teve muita paciência, não abaixou a cabeça, criou um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro “O diário de Anne Frank” para os alunos registrar o que quiserem sobre suas vidas. Erin mostra que é possível se libertarem dos medos, anseios, aflições e inseguranças. Com sua competência mostrou aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, origem, religião, e melhor o poder do coletivo. Um grupo que era totalmente dividido, acaba se unindo e vendo que tinha muitas coisas em comum.
.
...