Estudo de Caso Escola Infantil Arquitetura
Por: NATHALIA DE CASTRO MARINS • 4/9/2023 • Projeto de pesquisa • 505 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
Tijolos ecológicos
O tijolo ecológico é muito popular no Brasil, produzido a partir de areia, resíduos de construção, água e cimento. Ao contrário dos tijolos convencionais, o tijolo ecológico, não há utilização de forno, nem queima de madeira. Ele é produzido em uma prensa hidráulica, sem produção de poluentes, tornando ele um material de construção sustentável.
Além da composição, o formato é uma vantagem, como ele possui dois furos em sentido vertical, cria uma trava dentre eles e encaixes estratégicos, diminuindo gastos de argamassa. Ademais, é um excelente isolante térmico e acústico e atende a ser mais resistente.
[pic 1] [pic 2]
https://www.vivadecora.com.br/pro/tijolo-ecologico/
Replast
Replast é um tijolo plástico modular comprimido em sua produção, não emite gás carbônico e não deixa resíduos plásticos no ambiente. Com isso, gastando menos matérias primas, eliminando o uso de colas, argamassa e adesivos.
[pic 3] [pic 4]
https://engenharia360.com/replast-tijolo-ecologico-plastico/
Bambu
É um material sustentável, devido a sua leveza e resistência equivalente ao aço e o concreto, podendo fazer parte da estrutura de telhados, paredes e até mesmo móveis. Além disso, tem baixo custo e se adapta as condições climáticas do local, sendo uma solução para diversas localidades.[pic 5][pic 6]
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-as-vantagens-da-utilizacao-do-bambu-nas-construcoes,baf67197e7b05810VgnVCM100000d701210aRCRD#:~:text=O%20bambu%20%C3%A9%20capaz%20de,do%20a%C3%A7o%2C%20segundo%20diversos%20estudos.
Granilite
Oferece uma vida útil longa, pois suporta o tráfego pesado de pessoas, evitando a formação de manchas e desgaste, sua aplicação não requer juntas de rejunte e sua composição é feitas com lascas de vidro reciclado, além de trazer a diminuição do impacto ambiental da extração e processamento de materiais virgens.
[pic 7][pic 8]
https://www.archdaily.com.br/br/992449/por-que-o-granilite-e-considerado-um-piso-sustentavel
Telhas ecológicas
As telhas ecológicas podem ser produzidas a partir de resíduos de fibras naturais, como madeira, sisal e coco, ou através do reaproveitamento de materiais reciclados, como papel e garrafas PET. Por utilizar materiais que seriam descartados como matéria-prima, as telhas ecológicas estimulam a reciclagem e contribuem com a diminuição da produção lixo. Além disso, as telhas ecológicas também não possuem qualquer vestígio de amianto - substância altamente tóxica em sua composição.
[pic 9]
Vidro inteligente
O processo dos vidros inteligentes é como as lentes transition para óculos. Os controles de transparência desses vidros permitem escurecer ou clarear sua superfície.
Com este material a passagem de luz para uma área é controlada e é possível aproveitar mais a iluminação natural do sol, reduzir ou aumentar o aquecimento das salas e reduzir o consumo elétrico. Se em dias muito quentes a luz do sol tem menor incidência em uma sala, a necessidade de uso de ar condicionado é menor e o controle da quantidade de luz que entra durante o dia reduz a necessidade de acender lâmpadas.
...