O Estudo de Caso Escola
Por: Caina205 • 19/8/2023 • Trabalho acadêmico • 3.231 Palavras (13 Páginas) • 129 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUDESTE MINEIRO[pic 1]
ARQUITETURA E URBANISMO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
JUIZ DE FORA
2021
Ana Carolina Lacorte de Assis – 01550008537
Clarissa Silva Bruno – 01550008393
Matheus Nunes Lhamas Rezende – 01550008471
ESTUDO DE CASO ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICSUM, sob orientação da professora Fernanda Pomarico.
JUIZ DE FORA
2021
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise direta e completa de um estudo de caso feito ao longo do período do curso de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Projeto de Arquitetura. Para realizar tal estudo, foi escolhida a Escola SESC, localizada na cidade do Rio de Janeiro – Brasil. A seguir será apresentado o processo de como foram integrados estes conhecimentos.
Sumário
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 4
LOCALIZAÇÃO 5
Cidade 5
Bairro 5
Implantação/Ficha técnica 6
A ESCOLA 8
MATERIAIS UTILIZADOS 10
Aço 10
Concreto 10
Vidro 11
Tijolinho 12
Painéis metálicos de proteção solar 13
ACESSOS 13
FLUXOGRAMA 14
SETORIZAÇÃO 15
PROJETO ARQUITETÔNICO 17
Alojamentos 17
Biblioteca 17
Restaurante 18
Salas de aula 19
Ginásio 20
Teatro 20
AMBIENTE EDUCACIONAL 21
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
A educação de qualidade é um tema recorrente no Brasil há décadas. Ainda em 1950, o então governador da Bahia, Anísio Teixeira, defendia a ideia de que o Estado deveria criar oportunidades a fim de que crianças e adolescentes passassem pela experiência de vivenciar um modo de vida democrático e, assim, teríamos uma sociedade mais democrática. Através do conceito de educação formalizado por John Dewey, o qual desenvolveu a teoria sobre a reconstrução da experiência, Anísio idealizou a “pequena universidade infantil”, fundando, em Salvador, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro.
O Centro Educacional, conhecido como Escola Parque, seria constituído de dois setores: o de instrução, no qual os alunos teriam as disciplinas convencionais e setor da educação, no qual teriam as chamadas “atividades socializantes”, como teatro, música e dança. As atividades ocorreriam em tempo integral e a escola ainda foi construída para abrigar, inicialmente, 5% de seus alunos em regime de internato.
A Escola Parque de Salvador, inaugurada ainda em 1950, serviu de exemplo para suas sucessoras, como os CIEPs, dos anos 1980, no Rio de Janeiro, cujo projeto educacional foi idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e o objetivo era democratizar o ensino através de uma educação de qualidade, oferecida às crianças de classes menos abastadas em um período letivo de oito horas diárias.
A Escola SESC de Ensino Médio, inaugurada em 2008, sendo sucessora não apenas dos exemplos nacionais citados anteriormente, mas também de exemplos internacionais, através de visitas a instituições nos Estados Unidos e em Cuba, nos quais as escolas de ensino médio funcionam, também, em tempo integral. Estas referências externas influenciaram tanto a definição das diretrizes pedagógicas da escola, como na escolha do projeto arquitetônico, realizado através de um concurso, o qual falaremos mais adiante.
LOCALIZAÇÃO
Cidade
A Escola SESC de Ensino Médio é localizada na cidade do Rio de Janeiro, a segunda maior do Brasil, com mais de 6 milhões de habitantes, a cidade fica no litoral e já foi a capital da federação. É consolidada como o maior destino turístico do país, tanto de visitantes nacionais como internacionais. Sua paisagem cultural urbana ganhou o título inédito concedido pela UNESCO como Patrimônio Mundial, se consagrando como a primeira área urbana do mundo a ter recebido o reconhecimento universal pela sua paisagem, em julho de 2012.
Figura 1 – Vista aérea parcial da cidade do Rio de Janeiro.
[pic 2]
Fonte: CAU/BR
Bairro
Nossa escola em estudo se localiza mais precisamente no jovem bairro da Barra da Tijuca, cujo desenvolvimento tardio se deveu ao fato de ser uma área extremamente alagadiça, dificultando o plantio, se tratando de um imenso areal. Só a partir dos anos 1970, quando o então governador Negrão de Lima contratou o arquiteto e urbanista Lúcio Costa para elaborar o projeto paisagístico da região, que a Barra começou a se desenvolver e atrair investidores e moradores. Sendo, atualmente, um bairro que integra uma grande área comercial, com shoppings e prédios modernos, com a natureza, com praias e seis parques ecológicos.
Figura 2 – Bairro da Barra da Tijuca- RJ.
[pic 3]
Fonte: Diário do Rio
Implantação/Ficha técnica
A implantação se deu na Avenida Ayrton Senna (figura 3), uma das principais vias da região, em um terreno com área de 130.000 m² (figura 4). A escola possui 55.000 m² de área construída, sua construção foi iniciada em 2007 e a inauguração se deu em 19 de fevereiro de 2008, cujo projeto foi realizado pelo escritório Índio da Costa Arquitetura.
Figura 3 – Entrada da escola pela Avenida Ayrton Senna.
[pic 4]
Fonte: Arquivo Técnico – 29/03/2021
...