Estudos Sociais e Ambientais
Por: Beatriz1601 • 1/4/2016 • Resenha • 366 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
ATIVIDADE DE ENVIO DE ARQUIVO
Nome: Vitória Dias dos Santos Gonçalves
Disciplina: Estudos sociais e ambientais
Tutor: Nivalda
Título da Atividade: Atividade de Aprofundamento II - Papel
Para a fabricação de papel no Brasil, 98% é usado como matéria prima a madeira originada de pinus e eucalipto (madeiras que só estão prontas para serem cortadas após 7 anos).
É necessário transformar a madeira em uma polpa, separando uma “cola” existente na madeira de suas demais fibras. Esse processo pode ser feito por meios mecânicos, semiquímicos ou químicos. Após esse procedimento, leva-se os pedaços da madeira para cozimento em um digestor, o que resulta em uma pasta, chamada de polpa de celulose. Em alguns casos, a polpa da madeira precisa ser branqueada, usando produtos químicos.
Para finalização, é necessário fazer a extração da água presente no papel (97%). Para esse fim, é usado um processo filtrante a vácuo para extrair a maior quantidade possível de água. As folhas são prensadas para secagem, e por fim, a conversão em folhas cortadas, a que usamos no dia a dia.
-Pontos positivos e negativos:
Desde os tempos mais antigos, sempre foi necessário a presença de algum material para a representação de objetos ou fatos que aconteciam e acontecem durante a história. Já foram usados os mais diferentes tipos de material para tal finalidade, como por exemplo, pedras, material difícil de ser esculpido e de ser carregado.
Com o tempo, as representações gráficas foram se tornando cada vez mais complexas. Este desenvolvimento, levou o homem a desenvolver suportes mais adequados para as representações gráficas, que chegaram até o papel.
Entretanto, a produção de papel é a quinta atividade industrial em consumo de energia. São usados, em média, 10 mil litros de água por tonelada de papel fabricado, sem falar na quantidade de desmatamento (para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 2 a 3 toneladas de madeira).
Para contornar a situação, algumas saídas têm sido apontadas. No Brasil, o uso de madeiras de reflorestamento já é uma realidade. Porém, a grande preocupação continua sendo o efluente gerado no processo de branqueamento, devido ao alto teor de dioxinas originadas do cloro usado.
...