Experimento hidraulico
Por: Tarcísio Cardozzo • 6/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 356 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS- FTC
RELATORIO SOBRE A FONTE DE HERON
SALVADOR
2014
Folha de guarda
RELATORIO SOBRE A FONTE DE HERON
ERRATA
RELATORIO SOBRE A FONTE DE HERON
Projeto de pesquisa da matéria de T.I.D do curso de engenharia civil da Faculdade de Tecnologia e Ciência, como requisito para obtenção de nota.
SALVADOR
2014
EQUIPE TECNICA
Através do trabalho em grupo,juntamente com a orientação do professor Marcelo Otero foi possível elabora esta pesquisa sobre a fonte de heron.
O intuito do desenvolvimento deste trabalho foi atingir o maior entendimento sobre os diversos tipos de energia, promovendo desta forma um conhecimento amplo sobre a física.
Neste trabalho fazemos uma abordagem teórica que fundamenta o funcionamento da fonte de heron.
SUMÁRIO
- FONTE DE HERON
- Objetivo.............................................................................................................,,,,,.,,8
- Introdução................................................................................................................8
- materiais...................................................................................................................8
- Procedimentos práticos ...........................................................................................9
Resumo:
De forma geral, a fonte de heron é um experimento criado para jorra à água para o alto utilizando apenas energia natural. É utilizado quatro reservatório conectado através de tubos bem fixados e sem nenhum escapamento de ar. Em virtude dos diferentes níveis de altura dos reservatórios possibilita existir uma diferença de pressão, que a mesma concede transferir a água do recipiente inferior até o recipiente superior, de forma que a pressão impulsiona a água a jorrar.
As energias existente neste experimento são as energia cinética, potencial e a pressão atmosférica.
A FONTE DE HERON
Objetivo: Desenvolver um equipamento, que utilize apenas energia natural, energia potencial, que associada à pressão atmosférica gera um aumento de pressão, para causar a locomoção de liquido de um reservatório para o outro até o momento que o liquido jorra.
Introdução:
Nesta pesquisa, será demonstrado o desenvolvimento de um chafariz ou fonte de heron, que se baseia inicialmente em três reservatórios, sendo dois completamente fechados e um com parte aberta e tubos conectados. Diante desta situação cada vasilha será nomeada: A vasilha aberta será chamada de V1 e as duas fechadas será chamada de V2 E V3. As vasilhas se encontram nas seguintes posições:
. A V1 está localizada na parte mais alta;
.A V2 se localiza na parte mais inferior, abaixo da V3;
.A V3 localiza se abaixo da v1 e acima da v2.
Ao colocar água no V1 ela escorre pelo tubo que está conectado ao recipiente V2, diferença de altura entre os recipientes, cria uma energia potencial, que associada à pressão atmosférica gera um aumento de pressão, esta água começa a ocupar espaço, sendo que o ar sente se pressionado, desta maneira o ar é transmitido através de um tubo ao recipiente V3(contem certa quantidade de água acumulada) a pressão do ar empurrar a água pelo cano que está conectada do V3 ao V1 criando um chafariz.
Material:
- 3 placa quadrada de madeira,com espessura de 0,5 cm e lados de 15 cm;
- 2 Pedaços de madeira de 2 cm de espessura e 140 cm de cumprimento;
- 2 garrafas pet com capacidade de 2 litro;
- 1 bacia plástica ou 1 garrafa pet cortada ao meio;
- 3 tampas de garrafa pet com 2 furos em cada;
- 1 mangueira plástica fina (1 cm de diâmetro e 2,8 m de cumprimento).
Para iniciar o experimento é necessário a construção de um suporte de madeira, que consiste fundamentalmente quando é pregado as extremidade dos pedaços longos de madeira nas laterais nas placas quadradas de madeira.
Logo após deve se corta a mangueira em 3 pedaços, e perfurar cada tampas com 2 furos ,com diâmetro semelhante da mangueira.
. A V1 está localizada na parte mais alta (garrafa pet cortada ou bacia), a mangueira conecta se ao V2 e V3 até o fundo da garrafa.
.A V2 se localiza na parte mais inferior, abaixo da V3;inicialmente a garrafa encontra se vazia e o tubo conectado ao v3.
...