Geografia
Por: CintiaAndrade • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 290 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Pneumonia
Doença inflamatória aguda que compromete os pulmões, pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro), provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é a maior responsável pelas mortes de crianças menores de 5 anos: mais de 1 milhão em todo o mundo.
Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico, tomografia computadorizada e de raio-x do tórax que pode revelar áreas de opacidade (visto como branco) que representam a consolidação. A maioria das pneumonias são de origem bacteriana, como o pneumococo que é o mais freqüente e pode ser tratada com a ingestão de antibióticos.
A gravidade da pneumonia depende da quantidade de patógenos presentes e da integridade das defesas do hospedeiro.
Diagnóstico por imagem
A radiografia de tórax (póstero-anterior e perfil) deve ser realizada em todos os pacientes com suspeita de pneumonia. O diagnóstico radiográfico de pneumonia é feito pela identificação de novas opacidades pulmonares. O exame permite ainda avaliar a extensão da doença, realizar diagnósticos diferenciais, identificar condições associadas (como derrame pleural, abscessos ou cavitações) e monitorizar o tratamento.
Radiografia de tórax em PA em posição de pé, evidenciando pequenas áreas com opacidade no pulmão direito e com incidência maior no lobo inferior do pulmão esquerdo, paciente com quadro clínico de pneumonia.
...