Gestao ambiental
Por: gustavoomorais • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.491 Palavras (6 Páginas) • 206 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL - SOEBRAS
FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
EXERCICIO AVALIATIVO
BRENDA RAIANE SANTOS SOARES
MONTES CLAROS – MG
2015
BRENDA RAIANE SANTOS SOARES
EXERCICIO AVALIATIVO
Trabalho prático apresentado ao Departamento de Engenharia Civil das Faculdades Unidas do Norte de Minas como requisito parcial para obtenção de pontos na disciplina de Gestão do Meio Ambiente.
Professor: Berilo Prates.
Departamento de Engenharia Civil.
MONTES CLAROS-MG
2015
Introdução
Sabendo da crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, cada vez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia. Atualmente, a sustentabilidade doméstica foi além de separar o lixo orgânico do reciclável. Já é possível ver casas modernas com projeto de arquitetura não somente bonito, mas também altamente sustentável que, além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam pela economia financeira dos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto com o qual já estamos todos acostumados.
Com um projeto bem feito, é possível construir uma casa sustentável sem gastar muito mais por isso. Geralmente, a maioria dessas tecnologias se paga sozinha com a economia que geram, sem falar que valorizam a construção no caso de uma futura venda.
Antes de sair comprando todos os produtos ecológicos que podemos encontrar por aí, é preciso levar alguns fatores em consideração. Como exemplo, não é interessante instalar um aerogerador (gerador de energia que usa como matéria prima o vento) em um local onde raramente venta. Obviamente será muito investimento para pouco retorno. Ou mesmo instalar um módulo fotovoltaico para captação da energia solar em um local com fornecimento de energia convencional, pois não é viável financeiramente, dado que essa tecnologia não alimenta máquinas de uso doméstico, como microondas ou lavadora de roupas.
Por isso é fundamental iniciar a construção com um projeto feito por profissionais capacitados, que irão analisar a sua necessidade e saberão exatamente quais tecnologias serão viáveis em relação ao meio em que a construção será erguida, evitando assim desperdícios tanto ambientais quanto financeiros.
A casa situada na Rua Jovelino Soares da Cruz, n°14, Santa Lúcia I – Montes Claros, MG, será observada para o seguinte trabalho, com intuito de fazer alterações para que a casa se torne sustentável, lembrando que ela já se encontra em reforma justamente por ser escura e abafada. Sendo assim o aumento do uso da energia é irreparável, utilização de luz durante o dia pelo fato de ser escura e de ventiladores e climatizadores por ser bastante quente.
Desenvolvimento
A reforma da casa observada começou no mês de Abril e já é notável a diferença em relação à claridade. Foi feita algumas alterações na casa como a troca de cerâmica, pois era escura na cor marrom que escurecia ainda mais a casa, hoje se encontra com a cerâmica clara na cor branca onde é irreparável a aparência e a claridade, trocamos também as janelas tirando as pequenas com vidros escuros e substituindo por janelas maiores com dimensões de 2,5mx2,00m e com vidro blindex transparente nas salas e nos quartos com dimensões de 1,20mx1,5m. Não precisamos mais acender a luz durante o dia, e sabemos que isso ocorrerá uma modificação na economia da casa. Na cozinha a janela é menor, porém modificamos o projeto acrescentando um balcão assim ficando uma cozinha americana, onde a claridade da janela da sala atinge a cozinha.
Mais sabemos que ainda tem muito que ser alterado para se tornar ainda mais econômico e sustentável, como por exemplo, o telhado verde que é uma solução construtiva que consiste na aplicação e uso de um tipo de solo especial e vegetação sobre uma superfície impermeável, sobre edificações em geral. O uso de Telhado Verde oferece inúmeras vantagens, como: maior controle da drenagem pluvial drenagem, isolamento acústico e térmico, diferencial estético e ambiental da edificação. Esta tecnologia é uma alternativa sustentável frente aos telhados e lajes convencionais e em áreas urbanas, pois atua como gerenciador de grandes volumes de chuvas, retardando sua drenagem, para as galerias pluviais, contribuindo de forma importante para a mitigação de inundações e enchentes. Edificações equipadas com telhado verde apresentam melhor eficiência energética, pois, como atual no isolamento da transferência de calor para o interior da edificação minimizam gastos com energia e condicionamento do ar, demonstram também grande eficiência no controle de ilhas de calor em centros urbanos e no combate aos gases de efeito estufa como agente capturador de CO2. Estudos bioclimáticos demonstram uma diminuição de até 50% do calor transferido via telhado para o interior das edificações.
Mas existem algumas restrições para a instalação do telhado verde como instalações apenas em lajes ou coberturas de concreto ou em OSB, Não se pode instalar sobre telhas onduladas, Antes de fechar negócio, é enviado questionário para avaliar as possibilidades de implantação, instalação de no máximo 220m2, dependendo da planta escolhida.
Bem interessante também é o sistema de captação de água da chuva, mas para se obter o resultado desejado de um projeto, é necessário que este possua preocupação com dois fatores fundamentais ao sucesso do projeto, como o dimensionamento que é o Calculo pelo qual o projeto é quantificado quanto ao volume possível de coleta com base em área destinada ao aproveitamento de água de chuva e oferta histórica de chuvas no local de sua implantação; E a qualidade que é a definição dos sistemas de tratamento, armazenamento e cuidados com a água coletada. Neste item são definidos os equipamentos de filtragem pré reservação, onde são removidos todos os elementos que são passiveis de degradação da água depois de reservada numa cisterna(Reservatório destinado ao armazenamento da água de chuva coletada).
...