Gestão Estratégica municipal urbana. Planejamento estratégico urbano
Por: AlessandraLemos • 24/5/2018 • Resenha • 366 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
1 – Gestão estratégica municipal urbana. Planejamento estratégico urbano.
A Gestão Pública tem o objetivo de atender os munícipes. O gestor público precisa ter competência técnica, responsabilidade e conhecer os principais problemas locais para atender as necessidades sociais, e para isso, a Gestão Pública Municipal precisa ter eficiência, e tenha base a princípios que hoje chama muito atenção, como em prol a qualidade de vida da sociedade local.
O artigo mostra o conceito da gestão, que o significado no contexto de transformação do papel do estado.
A gestão Pública contemporânea foi marcada pela descentralização das decisões e das responsabilidades políticas, bem como pela participação da sociedade na escolha das alternativas de desenvolvimento. Com isso, verifica-se o reconhecimento da relativa da relativa autonomia política e econômica entre os poderes central e local, embora a ação governamental, em qualquer instancias, deve ser pautada por uma visão estratégica e governabilidade do sistema de governo.
Conforme o autor “Matus” citado no artigo planejamento era entendido como:
A capacidade de pensar ou refletir antes de agir, oposição a improvisação, processo de decisão que antecipa o futuro.
Já Buarque, considera o planejamento como: Ferramenta de trabalho utilizada para tomar decisões e organizar de forma lógica e racional, a garantir realizações dos objetivos de uma sociedade, com menores custos e no menor prazo.
Segundo Matus, o planejamento público tem 3 variáveis constituintes de um sistema no qual cada um tem sua função e um depende do outro.
Essas variáveis, traz a existência de vários sujeitos que planejavam a realidade com objetivos conflitantes.
O planejamento estratégico aplicado a cidades focaliza a construção de consensos entre os participantes internos e externos de uma organização pública.
Podemos concluir neste artigo a importância de a Gestão Pública ter um Planejamento Estratégico para eficácia e eficiência dos Serviços Públicos prestados para a população. O Gestor público precisa se adequar as legislações e as necessidades da sociedade para uma gestão eficaz e eficiente.
O planejamento estratégico tem uma visão ampla da sociedade e pode buscar nas organizações privadas, incentivos para a pública, trazendo a lucratividade e vantagem competitiva, assim trazendo a transparência na gestão
Referencias:
A APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL. Disponível em - http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-aplicacao-do-planejamento-estrategico-na-gestao-publica-municipal/98184/
Acesso e Maio de 2018.
VIRGÍNIA PONTUAL - ARTIGO – PLANO DE GESTÃO DA CONSERVAÇÃO INTEGRADA.
...