HORAS COMPLEMENTARES
Por: rafaellarsp • 16/6/2018 • Monografia • 345 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
Este artigo tem por finalidade orientar o envelhecer com qualidade de vida pois é fundamental mantermos um equilíbrio entre as potencialidades e as limitações que são inevitáveis do processo do envelhecimento. É comum os idosos serem acometidos por doenças crônicas específicas da idade, porém a qualidade de vida pode ser mantida com criatividade lazer sem dispensar os cuidados de saúde física e mental.
O envelhecer sempre instiga a curiosidade e traz ansiosidade de como chegar com saúde e qualidade de vida na terceira idade. Algumas questões surgem.
Quando o ser humano pode perceber o envelhecimento? .Como o idoso percebe a perca de movimentos? Como se ter consciência do próprio corpo e mente, sensações, sentimentos e família?
Como a pedagogia pode contribuir para a manutenção da memória linguagem orientações tempo e espaço?
A psicopedagogia pode auxiliar em:
- Estimular a autoestima conforme o reconhecimento da velhice, um auto reconhecimento corporal.
- Apontar a importância da leitura
- Apontar mecanismos que possam ser utilizados para facilitar o dia a dia.
- Abrir estratégias para estimular a mente
É possível envelhecer com qualidade de vida? Sim, é possível !E não precisamos nos esforçar muito para que isso aconteça a qualidade de vida é um termo multidimensional que é quantificado de forma subjetiva, cada um qualifica de acordo com aquilo que acha mais relevante para o seu bem-estar.
É importante lembrar que quem está na terceira idade possui necessidades fundamentais iguais a qualquer outro ser humano, tais como afeto reconhecimento social, segurança física, financeira, emocional percepção e autoestima, ou seja, para que se obtenha qualidade de vida na terceira idade é importante considerar esses diversos fatores e respeitá-los.
...