História crítica da arquitetura moderna
Seminário: História crítica da arquitetura moderna. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunaamantea • 29/8/2014 • Seminário • 359 Palavras (2 Páginas) • 717 Visualizações
Após a leitura doCapítulo 1, do Livro “Historia critica da arquitetura moderna” do autor Kenneth Frampton, o autor fala que a arquitetura do neoclassicismo parece ter surgido de duas evoluções diferentes, a primeira foi umsúbito aumento da capacidade humana de exercer controle sobre a natureza, e a segunda foi uma mudança fundamental na natureza da consciência humana.
Enquanto uma fundada na ciência, tomou formaimediata nas extensas obras rodoviárias e hidroviárias dos séculos XVII e XVIII e deu origem a novas instituições técnicas, a outra levou ao surgimento das disciplinas humanistas do Iluminismo,inclusive as obras pioneiras da sociologia, da estética, da história e da arqueologia modernas.
Uma das primeiras consequências da reavaliação do mundo antigo foi ampliar o itinerário do Grand Tourtradicional para além das fronteiras de Roma, de modo a estudar em sua periferia as culturas em que, de acordo com Vitrúvio, a arquitetura romana se baseava. O dimetame renascentista vitruviano, que sedava como válido, era o catecismo do Classicismo. No final do século XVII Claude Perrault questiona as proporções vitruvianas do modo como elas foram recebidas e apuradas pela teoria clássicaApós a leitura doCapítulo 1, do Livro “Historia critica da arquitetura moderna” do autor Kenneth Frampton, o autor fala que a arquitetura do neoclassicismo parece ter surgido de duas evoluções diferentes, a primeira foi umsúbito aumento da capacidade humana de exercer controle sobre a natureza, e a segunda foi uma mudança fundamental na natureza da consciência humana.
Enquanto uma fundada na ciência, tomou formaimediata nas extensas obras rodoviárias e hidroviárias dos séculos XVII e XVIII e deu origem a novas instituições técnicas, a outra levou ao surgimento das disciplinas humanistas do Iluminismo,inclusive as obras pioneiras da sociologia, da estética, da história e da arqueologia modernas.
Uma das primeiras consequências da reavaliação do mundo antigo foi ampliar o itinerário do Grand Tourtradicional para além das fronteiras de Roma, de modo a estudar em sua periferia as culturas em que, de acordo com Vitrúvio, a arquitetura romana se baseava. O dimetame renascentista vitruviano, que sedava como válido, era o catecismo do Classicismo. No final do século XVII Claude Perrault questiona as proporções vitruvianas do modo como elas foram recebidas e apuradas pela teoria clássica
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