Arquitetura Moderna
Pesquisas Acadêmicas: Arquitetura Moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RodrigoCearense • 24/4/2013 • 524 Palavras (3 Páginas) • 1.011 Visualizações
Os novos materiais produzidos pelas indústrias, foram a principal contribuição para o nascimento da arquitetura moderna, pois permitiram a criação de novas formas arquitetônicas.
Podemos dizer que a arquitetura moderna teve início na segunda metade do séc. XIX, quando apareceram as primeiras grandes construções com estrutura metálica. Como exemplo A Torre Eiffel projetada por A.G. Eiffel em 1889.
O Art Nouveau na Arquitetura
Este movimento procurou promover uma integração entre as chamadas artes aplicadas e a arquitetura, mantendo a tendência decorativista. Foi possível desenvolver novas formas através do ferro e do vidro.
Na Bélgica, Van de Velde projetou edifícios simples mas não eram imitação das formas preexistentes.
Na França, Hector Guimard empregou o ferro e o vidro o que o levou a um excessivo floralismo decorativista.
Na Espanha, Antonio Gaudí surpreendeu a todos pelo inusitado das formas e decoração.
A Arquitetura Moderna do Séc. XX
O movimento Art Nouveau e seus excessos ornamentais foi superado por uma nova tendência arquitetônica denominado racionalismo. Bauhaus, a arquitetura orgânica e a planta livre de Lê Corbusier deram novos rumos a arquitetura deste século.
A Arquitetura Racionalista
Na América, a concepção racionalista de arquitetura toma forma nos modernos arranha-céus, criação típica dos Estados Unidos, que posteriormente se espalha por todas as grandes metrópoles
Essas construções, muito altas, tornaram-se possíveis graças a um progresso técnico: a estrutura dos edifícios passou a ser feita em ferro, e, conseqüentemente, as paredes laterais perderam a função de sustentar o teto.
Walter Gropius e a Bauhaus
Com o arquiteto Alemão Walter Groupius (1883-1969) Têm início novos tempos para a arquitetura moderna, principalmente por causa da sua iniciativa em criar a escola Bauhaus, em 1919, na cidade Alemã de Weimar.
Para Groupius, nas escolas de arte não deveria existir um rígida separação entre as chamadas "belas-artes" e as "artes decorativas".
Segundo o critíco Michel Ragon, o objetivo da Bauhaus era "reunir pintura, escultura, arquitetura, desenho industrial, numa mesma ação; reconciliar as artes e os ofícios, as artes e a técnica".
Frank Lloyd Wrigth e a arquitetura orgânica
Frank Lloyd Wright, um engenheiro nascido nos EUA, também é uma figura importante no surgimento da arquitetura do Séc. XX, Wright formulou novos princípios arquitetônicos que constituíram a tendência chamada organicismo.
Para a arquitetura orgânica, dois pontos foram fundamentais: um deles é a integração do edifício na natureza, daí ter valorizado materiais como a madeira e a pedra; o outro, a humanização da arquitetura, principalmente como resposta ao utilitarismo excessivo, que tinha como único critério para a forma do espaço a utilidade ou função a que ele
...