Impermeabilização Rígida O Que é e Para que Serve
Por: Nicole Oliveira • 21/6/2016 • Trabalho acadêmico • 748 Palavras (3 Páginas) • 467 Visualizações
Impermeabilização rígida – o que é e para que serve
Impermeabilização é uma camada criada para evitar a ascensão capilar da umidade, a qual pode originar-se do solo ou da infiltração de águas superficiais. Os materiais chamados betuminosos são os mais utilizados para impermeabilização, pavimentação de rodovias, isolamento elétrico, etc.
[pic 1]Entende-se por betume um aglomerante orgânico que pode ser sólido, líquido ou gasoso obtido por processo industrial no resíduo da destilação do petróleo ou até mesmo na natureza. É um componente completamente solúvel em bissulfeto de carbono (CS2), e apresenta polímeros de variada composição química, por exemplo: CH4 – gás metana – combustível para aquecimento; C8H8 – líquido octana – gasolina - combustível para motores; C100 – sólido – asfaltos para pavimentação e impermeabilização.[pic 2]
Os betumes são materiais termoplásticos (amolecem quando aquecidos, podendo ser moldados e resfriados sem perda das propriedades), não possuem ponto de fusão definido, são hidrófugos (repelem a água), por serem inócuos e termoplásticos podem ser reciclados, o que lhes proporciona um grande número de reutilizações.
Impermeabilização rígida é adicionado aditivos químicos para que o componente, seja este concreto ou argamassa, se torne impermeável, simultaneamente deve haver a correta granulometria dos agregados, baixa relação do fator água/cimento e consequentemente a redução da porosidade do componente. Nas construções brasileiras o mais utilizado são os cimentícios modificados com polímeros acrílicos que reagem com o cimento formando cristais de silicatos.
Este tipo de impermeabilização é indicado para elementos que não estão sujeitos a trincas ou fissura, como áreas não expostas ao sol e cargas estruturais estabilizadas. São encontrados no comércio como argamassas industrializadas, aditivos químicos para argamassa ou concreto ou em forma de pinturas que criam um revestimento impermeável.
[pic 3]
Figura 2 - aditivo líquido (www.aecweb.com.br)
Os produtos impermeabilizantes possuem uma ficha chamada FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), além do manual técnico. O armazenamento deve ser feito em local coberto, fresco, seco e ventilado.
A norma para projeto da impermeabilização é a NBR 9575/2003, para os procedimentos para execução e impermeabilização é a NBR 9574:2008 - Execução de Impermeabilização e há também a NBR 11905 - Sistema de Impermeabilização Composto por Cimento Impermeabilizante e Polímeros.
Slide 1 – O que é e para que serve
- Camada criada para evitar a ascensão capilar da umidade, a qual origina-se do subsolo ou de águas superficiais em contato com a construção;
[pic 4]
Figura 3 - Água infiltrada na parede (www.cec.com.br)
Slide 2 – Materiais utilizados
- Um dos materiais mais utilizados para impermeabilizar uma superfície é o betume, o qual é um material termoplástico e hidrófugo, muito utilizado em rodovias.
- Nas construções brasileiras o mais utilizado são os cimentícios modificados com polímeros acrílicos que reagem com o cimento formando cristais de silicatos.
[pic 5]
Figura 4 - Aplicação de betume em laje (www.manutencaoesuprimentos.com.br)
[pic 6]
Figura 5 - Estrada (portuguese.alibaba.com)
Slide 3 – Materiais utilizados
- A impermeabilização rígida pode ser feita com um aditivo impermeabilizante adicionado à argamassa e que reage com o cimento, ou, ainda, ser realizada com produtos bicomponentes que, aplicados na forma de pintura, formam um revestimento impermeável. São compostos por um pó (que é um cimento modificado) e um líquido (que é um polímero).
[pic 7]
Figura 6 - Aplicação de camada impermeabilizante (www.aecweb.com.br)
Slide 4 – Normas técnicas
- Os produtos impermeabilizantes possuem uma ficha chamada FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), além do manual técnico.
- O armazenamento deve ser feito em local coberto, fresco, seco e ventilado.
- A norma para projeto da impermeabilização é a NBR 9575/2003.
- A norma para os procedimentos para execução e impermeabilização é a NBR 9574:2008 - Execução de Impermeabilização.
- E há também a NBR 11905 - Sistema de Impermeabilização Composto por Cimento Impermeabilizante e Polímeros.
Slide 5 – Principais fornecedores
[pic 8]
Figura 7 - produto (www.vedacit.com.br)
- A Bianco, da Vedacit, é uma resina sintética que visa proporcionar aderência das argamassas a diversos substratos. Segundo a fabricante, aumenta a impermeabilidade e evita retração dos materiais.
[pic 9]
[pic 10]
Figura 9 - aditivo (www.aecweb.com.br)
- Contra Umidade é um impermeabilizante hidrófugo que reage com o cimento, bloqueando os capilares da estrutura, interrompendo assim, o desenvolvimento da umidade em áreas abaixo do nível do solo
[pic 11]
Figura 10- aditivo líquido (www.aecweb.com.br)
- Master 1 é um aditivo líquido, à base de componentes minerais que conferem impermeabilidade para concretos e argamassas por hidrofugação do sistema capilar. Sua mistura é fácil e não altera o tempo de endurecimento. O produto impede a penetração de água ao concreto ou argamassa e melhora a trabalhabilidade, aumentando a plasticidade.
Referências:
http://www.piniweb.com/datapini/bancomaterias/images/66_comprar.pdf
http://www.tecomat.com.br/angelo/arquivos/imperm_aApostila_unicap.pdf
http://www.viapol.com.br/arquivo/45706b3307d51b5fe1287c4bd3a51523.pdf
...