Como Surgiu E Paraque Serve O Serviço Social
Pesquisas Acadêmicas: Como Surgiu E Paraque Serve O Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelly • 4/10/2012 • 860 Palavras (4 Páginas) • 2.336 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
KELLY COSTA DE ANDRADE
Trabalho do Estágio Curricular Obrigatório
Disciplina de Estágio Supervisionado II
Curso de Serviço Social
Marabá - PA
2012
KELLY COSTA DE ANDRADE
PROJETO DE AÇÃO
PREVENÇÃO DE DROGAS DENTRO DO PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: de Estágio Curricular Obrigatório.
Profª. Andarly Rosana Moreira Goes
Marabá - PA
2012
1. APRESENTAÇÃO
A Prefeitura Municipal de Itupiranga, através da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, em parceria com o governo federal implantou o projeto CRAS, localizado na Travessa Santarém S/N no Bairro Mutirão-Cidade de Itupiranga-Pa, cuja territorialidade abrange toda a área do núcleo Santa Rita de Cássia (Mutirão) Portelinha, Vitória, Vila Santa Terezinha, e Vila José Carmelino.
O CRAS oferece serviços e programas as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Neste sentido o CRAS possui os seguintes programas e projetos:
- Serviço de Proteção e Atendimento á Família- PAIF;
- Projovem Adolescente;
- Programa do Leite;
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
O Programa Projovem Adolescente visa assegurar um atendimento integral e contínuo aos jovens dos 15 aos 17 anos de idade. Onde integra a Política Nacional de Assistência Social – PNAS, política pública de proteção social de caráter universalizante, onde se materializa pelo Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Através do serviço socioeducativo, a convivência social como um dos eixos estruturantes do programa vincula-se o jovem a sociedade através do incentivo ao estudo permanente, a ampliação às políticas públicas, o fortalecimento de sua autonomia e o estímulo ao seu protagonismo social.
E um dos grandes desafios do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS Portelinha é manter os jovens do programa livre das drogas.
2. JUSTIFICATIVA
O Projovem Adolescente é um programa do Governo Federal implantado através do (MDS) Ministério de Desenvolvimento Social e Combate á Fome, desenvolvido através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), programa este que contempla adolescentes de 15 a 17 anos de idade com atividades socioeducativas com o acompanhamento realizado pelas orientadoras social, e a equipe do Serviço de Atendimento Integral á Família (PAIF).
Através das atividades socioeducativas e o acompanhamento da equipe do PAIF será possível desenvolver um debate com os adolescentes a cerca do uso de drogas.
O funcionamento do programa no CRAS-Portelinha e as atividades desenvolvidas no mesmo, no que tange neste contexto, possibilita a reflexão do adolescente a cerca do futuro, na vida adulta, analisando principalmente seu contexto familiar e social dentro da cidade em que vive. O trabalho com esses jovens justifica-se intervir nas situações de vulnerabilidades, prevenir os riscos sociais e de fragilização, como por exemplo, o uso de substâncias entorpecentes.
O diálogo interdisciplinar e intersetorial em relação à saúde tem permitido atualmente a construção de novas perspectivas de atuação em diversas áreas, entre elas a prevenção na adolescência (Jeolás & Ferrari, 2003).
3. OBJETIVOS:
3.1 - Objetivo Geral:
Promover um debate com os adolescentes do Projovem a cerca do uso de substancias entorpecentes.
3.2 - Objetivos Específicos:
- Explorar o que é pensado sobre droga e como essa relação é tratada em casa.
- Abrir espaço para discursão sobre o tema.
- Possibilitar um pensamento crítico reflexivo a cerca desta temática.
4. PÚBLICO ALVO:
Adolescentes
...